Patrocinadores da Fifa pedem mais participação na reforma da entidade

Empresas mandaram uma carta ao órgão solicitando um papel mais ativo

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Cinco das principais patrocinadoras da Fifa entraram em contato com a entidade nesta semana. Adidas, McDonald's, Coca-Cola, Visa e AB InBev mandaram uma carta para pedir maior participação no processo de reforma do órgão, após os escândalos que explodiram neste ano, após as investigações do FBI, em que 14 dirigentes foram acusados.

As corporações reclamam de não terem sido chamadas para as reuniões desta semana em Zurique, em que propostas serão discutidas. As empresas não ficaram satisfeitas com o "conselho consultivo" que ainda está para ser nomeado, e em teoria, elas seriam ouvidas.

"Queremos salientar que estamos pedindo para que vocês aceitem a mudança, que implemente reformas, apoie uma abordagem de supervisão independente a longo prazo e inicie uma mudança cultural, pois todos nós queremos ver o futebol prosperar. O reforço na governança da Fifa é apenas um passo em direção à criação de um futuro credível", diz a carta.

Apesar de as empresas estarem insatisfeitas, a Fifa lembrou que elas fazem parte da "família futebol", e destacou que valorizam bastante as parcerias das multinacionais.

"As nossas parceiras comerciais vão continuar com um papel importante no processo de reforma e na evolução, e vão ajudar na adoção e implementação de um pacote de reformas", disse a Fifa em comunicado.

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