O lateral-esquerdo Pedrinho, ex-Athletico Paranaense, concluiu sua transferência para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, de acordo com a jornalista Nadja Mauad, do portal "GE". Segundo informações, o atleta já está em solo europeu para realizar exames e se integrar ao grupo em Roterdã, na Holanda, onde sua nova equipe fará a pré-temporada para 2023-24.
O contrato do jogador havia sido rescindido com a equipe paranaense após citação na Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que investiga esquema de apostas no futebol brasileiro. O nome de Pedrinho apareceu junto ao de Bryan Garcia, também ex-Furacão. Este segundo fechou um acordo com o Ministério Público de Goiás (MP-GO) para ser testemunha no caso. Ele também deixou o clube.
Pedrinho havia chegado ao Athletico em 2021, em transferência a custo zero junto ao Vitória. Com a camisa da equipe do Sul do Brasil, o lateral atuou em 69 oportunidades, com nenhum gol marcado, mas dois passes para gol, ambos na disputa do Campeonato Brasileiro de 2022. Seu vínculo com o clube duraria até agosto de 2026 caso não houvesse rescisão.
+ Barcelona faz anúncio oficial de contratação de Vitor Roque, do Athletico-PR
Semelhante ao jogador do Furacão, outros atletas envolvidos na Operação Penalidade Máxima rumaram ao futebol europeu. Um deles foi o zagueiro Eduardo Bauermann, ex-Santos, que se transferiu para o Alanyaspor, da Turquia, em contrato válido por dois anos. Richard, volante com passagens por Fluminense e Cruzeiro, acertou com o mesmo time de Bauermann.