Torcedores de Barcelona e Real Madrid sentirão um gostinho incomum nas arquibancadas do Camp Nou neste domingo, às 12h15 (de Brasília). Pela primeira vez desde dezembro de 2007, o clássico não contará com Messi, que está lesionado e desfalca o Barça, nem com Cristiano Ronaldo, hoje destaque da Juventus. O LANCE! traz um panorama de como os espanhóis estão vendo a chegada da nova edição do embate.
Editor do AS, Fernando Kallás crê que o impacto do clássico em nível mundial foi perdido devido às oscilações do Real Madrid:
- É inegável que o duelo entre Barcelona e Real Madrid perdeu muito de seu glamour. Não dá para enxergar os dois melhores times do mundo. A gente tem um Barcelona sem Messi, mas muito bem organizado e com um trabalho bem consistente do (Ernesto) Valverde. Já o Real chega com muitos problemas e vê como sua última chance para o (Julen) Lopetegui mostrar serviço.
Jornalista do Mundo Deportivo, Javier Gascón lamenta o novo tom do clássico. Mas também vê o Real Madrid mais "baqueado" para o confronto:
- Sim, é um pouco diferente do que nos acostumamos. O Barcelona até vai sentir falta de Messi, que é um grande jogador, tem boa troca de passes, mas tem bons substitutos. Agora, o Real Madrid está muito carente de Cristiano Ronaldo, isto é visível.
BARCELONA MAIS ORGANIZADO E COM MENOS PRESSÃO
Embore confie na qualidade do Barça, Javier Gascón diz que a equipe blaugrana tem a lamentar a ausência de Messi:
- Vinha em um grande momento, jogando em um nível muito forte, contribuindo fazendo gols e criando jogadas. Mas a tendência é de que Valverde consiga ajustar a equipe.
O jornalista do "Mundo Deportivo" vê o clube merengue instável. Mesmo assim, alerta:
- Está certo que Cristiano Ronaldo era um goleador impressionante, coisa que o Real Madrid não encontrou ainda. Agora, tem grandes jogadores, o que garante um clássico bem aberto no Camp Nou.
REAL MADRID EM EBULIÇÃO
Editor do AS, Fernando Kallás diz que a instabilidade do Real Madrid tem se sobressaído até mesmo à rivalidade com o Barcelona:
- Não se fala muito deste clássico sem Messi e Cristiano Ronaldo. O destaque é o fato do Real Madrid passar por muitos problemas às vésperas desta partida. O time está fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões. Durante a semana para, o Marcelo dá uma resposta patética a um jornalista e recebe uma resposta à altura. É um jogo de tensão!
Aos olhos de Kallás, o Barça chega bem menos pressionado para o duelo:
- Até aqui, é um trabalho feito de maneira discreta, segura, que consegue se ajustar bem até mesmo com a ausência do Messi. E o fato da equipe liderar o Campeonato Espanhol também dá mais tranquilidade para o clássico no Camp Nou.