Novidade no cenário da Itália. Andrea Pirlo, ídolo da seleção italiana, foi anunciado como novo treinador do Sampdoria. Aos 44 anos, o ex-camisa 21 assinou com os 'Blucerchiati' por duas temporadas, até junho de 2025. O principal objetivo será conquistar o acesso à elite do futebol italiano.
O Sampdoria voltou para a segunda divisão após 11 anos na serie A, ao terminar a temporada 2022/23 em 20º lugar, com 19 pontos, junto com Cremonese e Spezia.
+ Reforço do Flamengo entra em top 10: veja as 20 maiores contratações da história do futebol brasileiro
Pirlo se aposentou em 2017, nos Estados Unidos, quando defendeu o New York City por três temporadas. Na Europa, toda a carreira foi na Itália, entre a Inter de Milão, onde fez somente oito partidas, Brescia, com 10, Milan em 10 temporadas e a Juventus por quatro.
A carreira como treinador teve inicio em 2020, na Juve, onde ficou por 52 partidas, tendo 34 vitórias e vencido a Copa e Supercopa da Itália. Seguiu para o futebol turco, no Karagümrük, mas foi dispensado pouco antes do término do contrato, em maio deste ano. Ainda no início da carreira, a Sampdoria será o terceiro trabalho de Pirlo.