O legado construído do zero e elevado ao topo do mundo por Jürgen Klopp no Liverpool é praticamente indiscutível. O trabalho do alemão, prestes a completar nove anos, tem validade até o fim da temporada, e por isso, a diretoria do clube já acelera pela definição de um substituto.
O jornal "The Telegraph" informou que os Reds adicionaram à lista de interesses mais dois nomes. Além de Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, os ainda jovens Julian Nagelsmann e Rúben Amorim entraram na mira dos mandatários de Merseyside.
Nagelsmann está sob contrato com a seleção da Alemanha, tendo assumido uma bomba nas mãos após a saída de Hansi Flick. O vínculo, porém, tem duração até o fim da Eurocopa de 2024, e o treinador tem futuro incerto na seleção nacional, o que pode ser um facilitador nas negociações.
Amorim, por outro lado, vive uma história de reconstrução do Sporting, semelhante ao que Klopp fez com o Liverpool. Em 2021, encerrou um jejum de quase duas décadas do clube sem o título da Liga Portugal, além de ter conquistado duas Copas da Liga.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Apesar da qualidade da dupla, o favorito do Liverpool a assumir o cargo de Klopp segue sendo Xabi Alonso. O espanhol vem comandando o Bayer Leverkusen em uma temporada brilhante e, até o momento, invicta. A competição com o Bayern de Munique é um fator que reduz levemente as possibilidades de acerto, mas a imprensa europeia vem apontando que a preferência do comandante é estar na área técnica dos Reds em 2023-24, caso não siga na Alemanha. Outro nome ventilado internamente é o de Roberto de Zerbi, do Brighton, mas ainda não há avanços.