Em uma negociação de pouco mais de R$ 54 milhões, o zagueiro Gabriel Paulista trocou o Arsenal pelo Valencia. Em quase três temporadas com a camisa dos Gunners, o brasileiro conquistou quatro títulos - duas Supercopas da Inglaterra e outras duas Copas da Inglaterra. Ele chega ao clube espanhol com o aval do técnico Marcelino García Toral, com quem trabalhou no Villarreal.
"Estou muito feliz por ter a oportunidade de retornar ao futebol espanhol e para defender uma das grandes camisas desse país. O Valência é um clube que possui muita história, e sem dúvida alguma não irei medir esforços para defender este grande clube", declarou o zagueiro brasileiro Gabriel Paulista.
Contratado em janeiro de 2015 pelo time inglês, Gabriel Paulista faz o mesmo caminho que outro brasileiro: o ex-volante Edu Gaspar, que atualmente ocupa o cargo de coordenador técnico da Seleção Brasileira. No Arsenal, Edu atuou de 2001 a 2005 e de 2005 a 2009 com a camisa do Valencia, novo clube de Gabriel.
A contratação de Gabriel Paulista foi um pedido do técnico espanhol Marcelino García Toral. O comandante chegou ao Valencia em maio deste ano. Os dois trabalharam juntos por duas temporadas no Villarreal, e, por lá, o defensor fez 50 jogos e nenhum gol. Em contrapartida, pelos Gunners foram 64 partidas e 1 gol marcado.
- Entendo que o fato de conhecer o trabalho do Marcelino García Toral vai facilitar no processo de adaptação ao clube. E diante deste quadro, vou trabalhar forte para que também possa retornar a Seleção Brasileira. Porém, estou ciente de que este desejo passa pelo meu trabalho no Valência e não medirei esforços - concluiu o jogador de 26 anos.