O Borussia Dortmund já tinha deixado a sua classificação para as oitavas de final bem encaminhada na ida. Na volta, nesta quinta-feira no Estádio do Dragão, voltou a vencer o Porto, desta vez por 1 a 0, gol de Aubameyang, e garantiu-se na próxima fase da competição continental. O Dragão agora volta as suas atenções apenas para o Campeonato Português e a Taça de Portugal.
Após a derrota na semana passada por 2 a 0 na Alemanha, Casillas pediu um jogo épico para o Porto buscar a classificação. Mas logo com a escalação de José Peseiro, deu para ver que seria difícil conseguir isso. Deixou três dos jogadores mais técnicos do time - Brahimi, Corona e Herrera - no banco, e utilizou outros como Varela, Marega, Evandro e José Ángel, que dificilmente conseguem fazer a diferença.
Acabou que o Porto tinha a bola com certa frequência no meio, mas na maior parte das vezes não sabia o que fazer com ela, já que o Borussia é um time mais bem arrumado e pouco deu espaço. Os atacantes pelos lados, Varela e Marega, também não iam bem nas jogadas individuais, e tudo ficou difícil.
Com bem mais qualidade, o Borussia tocava a bola com calma, e quando via a oportunidades, apertava. E assim as chances surgiam. O gol veio após arrancada de Gündogan, que buscou Mkhitaryan na direita. Ele cruzou para Reus, que chutou de primeira. Casillas ainda fez linda defesa, mas sobrou nos pés de Aubameyan, e aí o espanhol não conseguiu fazer nada.
O Porto só foi ser perigoso no fim do primeiro tempo. Evandro quase marcou um golaço, mas foi para fora. Logo depois, Varela obrigou o goleiro Bürki a fazer linda defesa.
Na volta para o segundo tempo o jogo continuou com o mesmo ritmo. O Borussia controlando o jogo, e o Porto esbarrando na falta de criatividade. Até teve uma boa chance em jogada de Marega, mas Aboubakar arriscou a letra, porém Bürki estava ligado e defendeu.
Daí para o fim, José Peseiro até colocou Herrera e Brahimi, por exemplo, mas o Porto precisava de quatro gols. Não tinha tempo, inspiração e criatividade para isso. Acabou ficando fácil para o Borussia Dortmund controlar o jogo e garantir a vaga. Ainda teve alguma diversão com bolas nas duas traves, mas nada que alterasse o placar e, muito menos, a vaga para os aurinegros.