No jogo que marcou o encerramento do Grupo D da Liga dos Campeões, o Porto, já classificado, visitou o Galatasaray, e conseguiu uma importante vitória para garantir o primeiro lugar da chave. Os portugueses venceram por 3 a 2, com gols de Felipe, Marega e Sergio Oliveira, Feghouli e Derdiyok descontaram para os turcos.
Com a vitória, os Dragões asseguraram a primeira colocação do Grupo D e uma vaga no Pote 1 do sorteio dos confrontos das oitavas de finais. Já o Galatasaray, mesmo com a derrota, conseguiu a vaga para Liga Europa, já que o Lokomotiv foi derrotado pelo Schalke 04, que ficou na segunda posição.
A partida começou com toda velocidade na Turk Telekom Arena. Os donos da casa, ainda disputando o terceiro lugar que dá direito a uma vaga na Liga Europa, foram para cima e ficaram muito próximos de sair em vantagem aos 9 minutos.
Em bola alçada para área, Derdiyok finalizou e obrigou Casillas a fazer grande defesa; No rebote, Garry Rodrigues chutou e Diogo Leite salvou em cima da linha com o braço. Entretanto, o pênalti não foi marcado para os turcos, já que o árbitro assinalou impedimento no início da jogada.
O Porto não se abateu com o perigo e abriu o placar logo depois. Aos 16 minutos, Alex Telles cobrou falta na área e o zagueiro brasileiro Felipe subiu mais alto que toda zaga do Galatasaray para testar para as redes e marcar seu nono gol com a camisa do Porto, igualando sua marca de gols com a camisa do Corinthians, seu ex-clube.
A reta final do primeiro tempo foi também de grande movimentação, a começar pelo segundo gol do Porto. Marega cobrou pênalti sofrido por Hernani e dobrou a vantagem dos portugueses aos 41. No último lance da etapa inicial, Feghouli, também de pênalti, descontou para o Galatasaray, colocando fogo na partida na volta dos vestiários.
Mas o ímpeto dos turcos foi subitamente freado pelos portugueses. Aos 12 minutos no segundo tempo, Hernani partiu em velocidade pela ponta direita, invadiu a área e rolou para Sérgio Oliveira, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e marcar o terceiro. O Galatasaray logo voltou ao jogo na marca de 20 minutos, quando Derdiyok completou cruzamento de Garry Rodrigues e diminuiu a vantagem.
O Galatasaray teve a chance de ouro para empatar a partida dentro de casa, dois minutos após o segundo gol, com uma cobrança de pênalti sofrido por Garry Rodrigues. Feghouli foi para a batida e carimbou o travessão de Casillas, na última oportunidade turca na partida.
SCHALKE VENCE LOKOMOTIV E FICA EM SEGUNDO
No outro jogo do Grupo D, o Schalke 04 sofreu, mas conseguiu vencer o Lokomotiv Moscou por 1 a 0, gol de Alessandro Schöpf, aos 46 minutos da etapa final. Com o triunfo, os alemães garantiram a segunda colocação da chave. Já os russos acabaram com a lanterna do grupo, sem a classificação para a Liga Europa.