Manchester City e Tottenham somaram três pontos na briga pela parte de cima da Premier League. Em casa, os Citizens venceram o Burnley por 3 a 0, com dois gols do aniversariante Julián Álvarez. Já os Spurs fizeram jogo elétrico contra o Brentford, com destaque para o nono gol de Richarlison em 23/24.
Com os resultados, o Manchester City chegou a segunda posição, com 46 pontos e um jogo a menos, enquanto o Tottenham ultrapassou o Aston Villa e chegou ao quarto lugar, com 43 pontos somados.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
As vitórias de Manchester City e Tottenham
Aniversariante do dia, Julian Álvarez resolveu presentear os torcedores no Etihad com dois gols em 22 minutos. O primeiro, muito bem posicionado para aproveitar o cruzamento de Matheus Nunes, e o segundo, em jogada ensaiada na cobrança de falta de Kevin de Bruyne, que chegou a quarta assistência em seis jogos na temporada.
O time de Pep Guardiola foi para o vestiário com a vantagem confortável de dois gols no placar. Mesmo assim, o City voltou com tudo e ampliou logo com um minuto de segunda etapa: Rodri pisou na área e aproveitou o passe de Phil Foden para marcar. A partir daí, a partida foi de controle absoluto dos Citizens. Nos acréscimos, Al-Dakhil deu números finais ao jogo e descontou para os visitantes.
Fato que merece registro é o retorno de Haaland aos gramados. O camisa 9 entrou no lugar de De Bruyne aos 16 minutos do segundo tempo e acabou passando em branco.
O Tottenham, do outro lado, passou um susto bem maior. Em casa, os Spurs saíram atrás do Brentford, que marcou com Maupay aos 15 minutos. Pressionado e atrás no resultado, o time de Ange Postecoglou partiu para cima, mas não conseguiu sair do zero até o intervalo.
No retorno para a segunda metade, uma virada relâmpago: Udogie e Brennan Johnson marcaram em um intervalo de um minuto e colocaram os Spurs na frente. O primeiro gol foi chorado depois de uma confusão na grande área, enquanto o segundo, apenas um tapa para completar um cruzamento rasteiro de Timo Werner pela esquerda. Esta foi a segunda assistência do alemão em seu retorno para a Premier League.
Minutos depois, foi a vez de Richarlison voltar a marcar pelos Spurs. O brasileiro, oportunista na grande área, estava bem posicionado para completar uma sobra de bola na área do Brentford e deu tranquilidade aos donos da casa no jogo.
Aos 23 minutos, Ivan Toney voltou a marcar em seu retorno da suspensão e recolocou os visitantes na partida, porém, sem sucesso no final das contas. O jogo terminou com a oitava vitória dos Spurs como mandante.
Embalados pelos resultados, Manchester City e Tottenham focam esforços para a próxima rodada: os Citizens enfrentam o Brentford na segunda (5) e os Spurs visitam o Everton no sábado (3).