Preparador físico da seleção chinesa de futebol, o brasileiro Irwing de Freitas encara mais uma temporada à frente do Shangai Shenhua, clube da elite do país asiático. Atualmente na vice-liderança da Super Liga Chinesa, a equipe vem apresentando um bom desempenho físico, que se reflete na classificação do campeonato. Irwing fala a respeito.
- Finalizamos a sexta rodada com 16 pontos, fato histórico para o clube. Até o momento, não perdemos jogadores por lesão, o que deve ser exaltado, pois o modelo de disputa é muito desgastante. Hoje estamos colhendo os frutos de uma boa pré-temporada. A base de treinos de força que fizemos está nos dando um suporte para essa maratona de jogos. De três de junho a 12 julho, faremos 10 partidas. O aspecto físico está sendo de extrema importância, visto que temos decidido a maioria das partidas no segundo tempo - afirmou.
Irwing espera que o grupo de atletas apresente uma evolução física durante a temporada. O profissional explica como procede para produzir os treinamentos segundo as suas visões.
- Dentro do meu planejamento para este início de campeonato, atingimos 50% do que podemos produzir, tanto na questão física como em outros aspectos que são relacionados. Tenho reuniões diárias com o treinador para debatermos os dados dos jogos. Assim, podemos ajustar os treinos através da análise de performance individual de cada atleta. A CSL (Chinese Super League) nos fornece dados técnicos e físicos e com isso criei um banco de dados com informações precisas - revelou.