Os gols de rebote após cobranças de pênaltis podem ter um fim em breve. Presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina deseja extinguir a jogada e já encaminhou a proposta ao Ifab (Federação Internacional de Futebol, quem regulamenta as regras do futebol). A ideia foi revelada pelo próprio ex-árbitro italiano ao portal "La Repubblica", da Itália.
➡️ Manchester City x Real Madrid: qual clube gastou mais na última janela?
Na prática, a proposta busca eliminar a possibilidade de gol no rebote de cobrança de pênalti, seja por defesa do goleiro ou bola na trave, assim como acontece nas disputas alternadas em competições mata-mata. Além disso, não haveria escanteio ou lateral para o time cobrador em caso de desvio, pois a não conversão da penalidade geraria tiro de meta automático.
— Em média, 75% dos pênaltis são convertidos, e muitas vezes o pênalti é uma oportunidade maior de gol do que aquela tirada pela falta — justificou Pierluigi Collina em entrevista ao "La Repubblica".
Quem é Pierluigi Collina?
Pierluigi Collina é considerado um dos maiores árbitros da história do futebol. Conhecido por sua postura firme e expressões marcantes, apitou partidas memoráveis, incluindo a final da Copa do Mundo de 2002, entre Brasil e Alemanha, na conquista do pentacampeonato.
Atualmente, Collina é presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa, onde trabalha para melhorar a qualidade das arbitragens e promover o uso de tecnologias como o VAR. No entanto, o órgão não tem jurisprudência sobre as regras do futebol, que ficam a cargo da Ifab (Federação Internacional de Futebol, quem regulamenta as regras do futebol).