Em um mundo movido pela tentativa de desconstrução, Vinícius Júnior foi o escolhido para sofrer ataques racistas no cenário do futebol. O atacante brasileiro é o principal alvo de torcedores e jogadores rivais, e lidera o movimento contra o racismo, principalmente no esporte.
Javier Tebas, presidente da La Liga, esteve presente em um congresso universitário, na Espanha, e falou sobre os crimes. Em suma, o mandatário da liga espanhola defendeu o brasileiro e justificou a perseguição sofrida.
- Ele é uma vítima. A diferença entre Vinícius e jogadores da mesma raça é que ele lidera um movimento. Quando alguém lidera, é alvo da raiva. Não vou comentar a conduta dele em campo, porque teria que falar de muitos jogadores. Não sou o pai nem o treinador do Vinícius, não vou contar nada a ele - disse.
O jogador brasileiro é a maior vítima de insultos racistas na Europa, somando mais de uma dezena de ataques de jogadores e torcedores do Barcelona, Mallorca, Atlético de Madrid, Sevilla, entre outros clubes.