Presidente da Uefa, Aleksander Ceferin busca introduzir o teto salarial no mundo do futebol. Em entrevista ao podcast "Men in Blazers", o mandatário afirmou que a medida poderia trazer mais competitividade ao esporte com mais clubes brigando por títulos importantes.
- Acho que no futuro teremos que pensar seriamente sobre o teto salarial. Não é sobre os donos, é sobre o valor da competição, porque se cinco clubes sempre ganham, não faz mais sentido. Espero que seja implementado o mais rápido possível. Estamos apenas começando a discutir isso, mas acho que essa é a solução.
+ Arsenal joga “decisão” nesta quarta: veja 50 clubes que vivem seca de títulos de Série A
O modelo do teto salarial é implementado nas ligas de basquete e futebol americano dos Estados Unidos. Ceferin tem como objetivo diminuir a disparidade econômica entre as equipes dentro de suas ligas e fazer com que mais clubes possam lutar por troféus domésticos, o que não acontece atualmente.
Na Alemanha, o Bayern vence a Bundesliga há 10 anos, enquanto o Paris Saint-Germain conquistou oito dos últimos 10 Campeonatos Franceses. Em países como Espanha, Itália e Portugal também há uma soberania grande de poucos clubes em relação ao restante que também participam dos torneios nacionais.