A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta quarta-feira que nenhum integrante da família real irá a Copa do Mundo. A decisão saiu após a Rússia não ter esclarecido o caso do ex-espião Sergei Skripal e sua filha, que foram envenenados com um agente nervoso fabricado no país.
Theresa May afirmou que estão suspensos "todos os contatos bilaterais de alto nível entre Reino Unido e Federação Russa", em declaração ao Parlamento. No pacote está o cancelamento do convite ao ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.
- Nenhum líder nem nenhum representante da família real britânica assistirá à Copa do Mundo na Rússia - declarou a chefe do Executivo britânico.
May anunciou ainda a expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido. Para a primeira-ministra, Moscou reagiu "com um completo desprezo" diante da gravidade do fato. Ela deu prazo de 30 dias para eles deixarem a Grã-Bretanha.
Sergei Skripal, de 66 anos, e sua filha Yulia, de 33, foram envenenados há dez dias em um restaurante em Salisbury, na Inglaterra. O estado clínico deles é considerado crítico.