menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quais equipes da Arábia Saudita disputam a Champions da Ásia?

Al-Hilal, time de Neymar e Jorge Jesus, é o maior campeão da competição com quatro títulos

alhilalneymar-aspect-ratio-512-320
Neymar ainda não marcou em três partidas pelo Al-Hilal (Foto: Reprodução/Al-Hilal)

Escrito por

A Champions Asiática, competição que dá vaga no Mundial de Clubes, começou nesta semana. Neymar, Cristiano Ronaldo e o brasileiro Romarinho estiveram em ação na estreia de suas respectivas equipes da Arábia Saudita.

+ Champions da Ásia: grupos, times, calendário e maiores campeões

A Saudi Pro League, inclusive, vive o melhor momento de sua história. O aporte financeiro do Fundo de Investimento Público local fez com que craques do mundo inteiro optassem por migrar para o Oriente Médio, o que aumentou a visibilidade da liga e deixou mais altas as possibilidades de sediar a Copa do Mundo de 2030 no país. Confira quais são os times sauditas que estão na disputa da AFC Champions League.

- AL-ITTIHAD
Os Tigres Sauditas, que contam com Karim Benzema e Romarinho em seu elenco, conseguiram a vaga devido a um ótimo desempenho em 2022-23. O time comandado pelo português Nuno Espírito Santo fez ótima campanha na Saudi Pro League, terminando com o título, e entra em sua 12ª aparição no continental. A estreia foi positiva: vitória sobre o AGMK FK por 3 a 0, com gols de Haroune Camara e do próprio Romarinho (duas vezes).

- AL-HILAL
Uma das equipes de maior expressão do continente, o Crescente tem quatro títulos na Champions Asiática, liderando o ranking. O time de Neymar conseguiu a vaga por duas vias: foi campeão do Sauditão em 2021-22 e levantou a taça da Copa do Rei na última temporada. Os comandados de Jorge Jesus, porém, não tiveram a melhor estreia, já que tropeçaram no modesto Navbahor, do Uzbequistão.

+ Ex-Fluminense marca duas vezes, mas Brighton estreia com derrota, enquanto West Ham vence de virada; confira os resultados da Liga Europa

- AL-FAYHA
Entre os quatro representantes sauditas, o Al-Fayha é o único que não está na lista de afortunados pelo aporte do PIF. Ainda assim, o time tem peças conhecidas, como o brasileiro Ricardo Ryller (ex-Bragantino), Víctor Ruiz e Henry Onyekuru. O primeiro jogo na competição também não trouxe ânimos: derrota fora de casa para o FK Akal, do Turcomenistão.

- AL-NASSR
Por fim, a equipe de Cristiano Ronaldo também está na AFC Champions League, mas foi o único saudita que precisou passar pelos play-offs. Isso se deve ao fato de que as vagas seriam preenchidas apenas por campeões; como o Al-Hilal venceu dois títulos, o quarto espaço sobrou para o vice-campeão da última Saudi Pro League. Depois de serem recebidos com uma festa gigantesca pelo povo iraniano, os Cavaleiros de Najd bateram o Persepolis por 2 a 0 e estrearam garantindo a liderança do grupo E.

A intenção da Confederação de Futebol da Ásia (AFC) é marcar a final para o dia 18 de maio de 2024. Esta é a primeira vez em vinte anos que a competição acontece de forma interanual, iniciando na primavera e terminando no outono locais.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter