Apesar de ser fundado pelo sheik Abdulrahman Bin Saeed, o PIF (Fundo de Investimento Árabe) é quem comanda o Al-Hilal, que conta com as estrelas Kalidou Koulibaly, Rúben Neves, Sergej Milinković-Savić e dos brasileiros Malcon, Michael e agora Neymar.
Isso não é uma novidade para o PIF, já que o fundo árabe controla o Al Nassr, o Al-Ahli e o Al-Ittihad na Arábia Saudita e o Newcastle United na Inglaterra. A medida faz parte dos planos da monarquia Saudita de chamar a atenção do futebol mundial e sediar a Copa do Mundo de 2030.
O Fundo árabe é comandado pelo polêmico príncipe Mohammed Bin Salman, acusado pela CIA de ter mandado matar Jamal Khashoggi, jornalista e opositor da monarquia saudita. Essa acusação atrasou a aquisição do Newcastle por 305 milhões de libras (cerca de 2,2 bilhões de reais), mas mesmo com o apelo da esposa do jornalista assassinado e por parte da torcida dos Magpies de não liberarem a venda do clube, a Premier League e o governo britânico deram sinal verde para a compra.
Os resultados no Newcastle estão aparecendo e depois de manter o clube na primeira divisão inglesa em 2022 os comandados do técnico Eddie Howe fizeram uma campanha surpreendente e terminaram a Premier League em 4°, assim, conseguindo vaga na Champions League da atual temporada.