Quem é o time da 3ª divisão que pega o PSG na decisão da Copa da França?

A equipe da terceira divisão disputará a partida mais importante de sua história contra o PSG, pela final da Copa. Confira os detalhes do clube que surpreendeu a Europa...

imagem cameraLes Herbiers venceu o Chambly e garantiu vaga na final da Copa da França
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 19/04/2018
11:25
Atualizado em 19/04/2018
14:32
Compartilhar

Em confronto entre equipes da terceira divisão da França, o Les Herbiers, venceu o Chambly por 2 a 0, na última terça-feira e garantiu pela primeira vez uma vaga na decisão da Copa da França. A surpreendente equipe enfrentará na final o Paris Saint-Germain, que venceu na quarta-feira o Caen por 3 a 1. A inédita decisão está marcada para o dia 8 de maio, no Stade de France. Mas você conhece a história do Les Herbies? O LANCE! conta a trajetória do clube e fatos curiosos sobre esse pequeno time que decidirá o título da Copa.

A campanha desde o início da Copa da França até a final foi recheada de surpresas. Para chegar à disputa do título, eles eliminaram dois adversários da quinta divisão, Angoulême (2x1) e Saint-Lô Manche (2x1). Dois da Ligue 2, Auxerre (3x0) e Lens (empate no tempo normal e vitória por 4 a 2 nos pênaltis) e por último o Chambly, da terceira divisão. Atualmente o Les Herbies ocupa a nona colocação da terceira divisão, com oito vitórias, 12 empates e nove derrotas.

A fundação do clube aconteceu em 1920. O primeiro título regional veio três décadas depois e sua estreia em competições nacionais ocorreu somente durante os anos 70. Com várias fundições de nomes até esse momento, como Alouette sportive, Les Herbiers Sports, Entente sportive herbretaise e Les Herbiers Vendée Football, a equipe viveu entre rebaixamentos da quarta para a quinta divisões francesas. O primeiro motivo de orgulho nacional foi quando o Les Herbies jogou as oitavas de final da Copa da França em 2000.

Consolidou-se na quarta divisão somente em 2008 e a primeira vitória sobre um time profissional veio em 2013, quando derrotaram o Tours, da Ligue 2. A partir dai as coisas melhoraram e de lá pra cá o clube garantiu acesso à terceira divisão, o retorno às oitavas da Copa em 2017 e agora, a inédita presença na final.

Por conta do regulamento, o Les Herbiers tiveram que mudar de estádio pois, os 5 mil lugares do Massabielle, não seriam permitidos nas fases avançadas da Copa. Portanto, o FC Nantes, da Ligue 1, clube mais conhecido da região ofereceu o seu estádio, Stade de la Beaujoire, para abrigar os jogos dos Herbiers. Em uma distância de 80 quilômetros, mais de 20 mil pessoas acompanharam a partida contra o Lens e quase 35 mil telespectadores estiveram presente na partida que garantiu uma vaga na decisão. Visitante nas três primeiras fases, o clube não disputará nenhuma partida em casa na Copa da França pelo fato de ter jogado na casa do Nantes e o palco da final, ser o Stade de France.

Localizado no distrito de Les Herbiers, no oeste da França, a cidade abriga 16 mil franceses. Mas a região não é conhecida pelo futebol, mas sim pelo fato de ter um parque temático, Puy Du Fou, que encena batalhas da Idade Média e já foi eleito o melhor do mundo. Os shows mais procurados desse parque envolvem camponeses que se defendem contra invasores como os viking e o Império Romano.

A equipe comandada pelo francês Stéphane Masala, conta com 30 jogadores no elenco. E tem como goleador o atacante Kevin Rocheteau, que já marcou oito vezes nessa temporada, seguido pelo camisa 10 Ambroise Gboho, com seis gols anotados. O atleta que mais vezes entrou em campo nessa temporada é o capitão, Sébastien Flochon, com 27 partidas disputadas, e em apenas uma o volante não começou como titular. O atual valor de mercado do Les Herbies é de 138 milhões de euros, aproximadamente 600 milhões de reais.

Antes de se classificar para a final da Copa da França, o Les Herbiers tinha como o maior feito de sua história, além de torneios regionais do país, o vice-campeonato da quarta divisão da Liga Francesa, em 2015. Em 101 edições da Copa, é apenas a quinta vez que uma equipe amadora chega à decisão do torneio e vale lembrar que qualquer clube do país pode se inscrever desde o início da competição.

Siga o Lance! no Google News