O Real Madrid anunciou neste sábado a saída do goleiro Iker Casillas do clube após 25 anos. Os Merengues emitiram um comunicado oficial informando terem chegado a um acordo com o Porto para ceder o jogador. O capitão vai ficar no time português por duas temporadas, com opção de renovação por mais um. A apresentação aos Dragões deve ocorrer nos próximos dias.
- Para o Real Madrid, hoje é um dia, sobretudo, de agradecimento e reconhecimento. Não se vai um dos melhores goleiros do nosso clube. Hoje deixa esse time e inicia uma nova etapa futebolística o melhor goleiro da história do Real Madrid e da história do futebol espanhol - escreveu o clube merengue no comunicado.
Com 17 anos como profissional do clube e 725 partidas oficiais pelo clube merengue, o arqueiro deve acertar com o Porto, com salário de dez milhões de euros por ano (aproximadamente R$ 35,5 milhões), podendo chegar aos 12,5 milhões de euros em seu terceiro ano no clube (cerca de R$ 44 milhões). O Real Madrid será o responsável pelo pagamento de parte dos valores.
Casillas defende o Real desde o início da carreira e estreou profissionalmente na temporada 1998/1999. Ele é um verdadeiro papa-títulos pelo time merengue, faturando cinco Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, três Liga dos Campeões, quatro Supercopas da Espanha, dois Mundiais de Clubes, além de uma Copa do Mundo e duas Eurocopas pela Espanha.
Para a vaga deixada por Casillas, o Real Madrid busca a contratação do espanhol De Gea. A negociação com o Manchester United está em andamento, mas não será finalizada com facilidade.
VEJA O COMUNICADO OFICIAL
"Para o Real Madrid, hoje é um dia, sobretudo, de agradecimento e reconhecimento. Não se vai um dos melhores goleiros do nosso clube. Hoje deixa esse time e inicia uma nova etapa futebolística o melhor goleiro da história do Real Madrid e da história do futebol espanhol.
Há por tanto nesse adeus milhões de sensações e uma memória carregada de esperanças, de ilusões, de sacrifícios, de esforço e de triunfos históricos. Iker Casillas fez com que nosso escudo seja ainda maior. Ele foi o nosso capitão e aqui se tornou uma lenda desde que chegou sendo uma criança com apenas nove anos de idade.
Somos um clube de 113 anos e Casillas defendeu nossa camisa em 25 desses anos. Durante esse tempo Iker conseguiu se converter numa das nossas grandes referências e ganhou o respeito, afeto, admiração e carinho dos torcedores além das cores e sentimentos.
Três Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, dois Mundiais, duas Supercopas da Europa, cinco Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha com o Real Madrid, e uma Copa do Mundo e duas Eurocopas com a seleção espanhola são uma parte de seu legado, mas há muito mais. Troféu Zamora, Troféu Bravo e cinco vezes o prêmio de melhor goleiro do mundo. É, além disso, o detentor do Prêmio Príncipe de Asturias dos Esportes.
A lista completa é impressionante e interminável, mas, sobretudo, é um orgulho e uma honra para os madridistas. Iker vai, mas seu exemplo permanece. Seu comportamento durante os 725 jogos disputados com nossa camiseta o caminho aos que sonham em formar parte deste time.
Obrigado, Iker, por tudo o que você fez. Obrigado por ser um símbolo do melhor de nossa história. Você vai, mas não esqueceremos que você pertence para sempre no coração do Real Madrid".