Via comunicado oficial, o Real Madrid denunciou o árbitro Juan Martínez Munuera por omissão em relação às ofensas racistas direcionadas a Vinícius Jr, atacante merengue. O episódio ocorreu no Estádio El Sadar, em Pamplona, onde o Real Madrid venceu o Osasuna por 4 a 2, no último sábado, com grande atuação de Vinícius Jr.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Segundo a nota, o árbitro 'omitiu de forma voluntária e deliberada os insultos e gritos vexatórios dirigidos de forma repetida ao atleta, apesar de ter sido alertado de forma insistente por nossos jogadores no momento em que esses ocorreram'.
O Real Madrid ainda denunciou o episódio à Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, para que o órgão aja em prol da identificação e punição dos que proferiram ofensas racistas ao brasileiro. Além disso, o clube merengue ampliou uma denúncia anterior ao episódio, feita no dia 15 de março, que possuía provas de ofensas racistas feitas a Vini Jr nas imediações do Cívitas Metropiltano, casa do Atlético de Madrid, e do Olímpico de Montjuic, estádio onde o Barcelona manda seus jogos atualmente.
O clube divulgou a nota em suas redes sociais. Confira:
O clube encerrou a nota, mais uma vez, se posicionando contra os repetidos episódios de racismo sofridos pelo camisa sete do clube e cobrando respostas na justiça do país. Vale lembrar que em janeiro deste ano, a justiça espanhola arquivou um processo de denúncia por racismo contra Vinícius Jr, também cometido por torcedores do Osasuna. A justificativa foi a de 'não conseguir identificar os infratores.'