Para ser campeão pela 33ª vez do Campeonato Espanhol no próximo sábado, o Real Madrid terá que reverter um tabu histórico. Como está em segundo lugar com um ponto a menos que o líder Barcelona, o clube merengue precisa vencer o Deportivo La Coruña e torcer por um revés dos catalães contra o Granada.
Se isto acontecer, será de forma inédita, em 84 anos de disputa, que o Real conseguirá uma virada na última rodada da liga. E não faltaram oportunidades para a equipe da capital espanhola alcançar este feito anteriormente.
No total, o Real Madrid chegou 13 vezes para a rodada derradeira do Espanhol precisando tirar uma desvantagem. Em todas elas, o clube fracassou - a mais recente chance foi na temporada 2009/10.
Barcelona é o time do "Eu acredito" na Espanha
Se por um lado o Real sempre fracassou neste tipo de situação, o rival Barcelona já levou cinco títulos que vieram apenas no último jogo. E o mais curioso deste fato: em quatro destas conquistas dos catalães, o time que liderava e foi ultrapassado pelos blaugranas no fim era justamente o Real Madrid (em 28/29, 59/60, 91/92 e 92/93).
Mais quatro clubes, além do Barça, também já conseguiram o feito citado acima. São eles: Athletic Bilbao, Atlético de Madrid, Real Betis e Real Sociedad.
Última rodada
O Real Madrid terá que ir atrás do título fora de casa, diante do Deportivo La Coruña, neste sábado, às 12h (de Brasília). No mesmo horário, o Barcelona, que só depende de si para chegar ao 24º caneco da competição nacional, visita o Granada.