Depois de uma semana turbulenta no Santiago Bernabéu, na qual o Real Madrid anunciou a saída de estrelas consagradas como Karim Benzema e Marco Asensio, o clube, que é 14 vezes campeão da Liga dos Campeões, anunciou a primeira peça de sua reconstrução: o cobiçado meio-campista inglês Jude Bellingham.
Bellingham, de 19 anos, que chega à LaLiga vindo do Borussia Dortmund, se tornou nos últimos dois anos uma das jovens estrelas mais valorizadas do futebol mundial. Ele chega ao gigante de Madrid após vencer o prêmio de Melhor Jogador da Bundesliga em uma temporada em que levou o Dortmund a disputar o título da liga pela primeira vez em mais de uma década, embora tenha perdido a oportunidade.
+ Real Madrid divulga nova camisa: confira uniformes vazados ou lançados para a próxima temporada europeia
Bellingham, um verdadeiro meio-campista "box-to-box", chega para reforçar a profundidade do meio-campo do Real Madrid. A curto prazo, a equipe de Carlo Ancelotti trouxe um jogador com grande presença no meio-campo para jogar ao lado das lendas do clube, Luka Modric, de 37 anos, e Toni Kroos, de 33 anos. No entanto, o forte investimento em Bellingham é feito pensando no futuro. O jogador nativo de Birmingham já é uma ponte de classe mundial para liderar a transição do meio-campo dos Merengues da velha guarda para um grupo novo que conta com jovens estrelas como os franceses Eduardo Camavinga, de 20 anos, e Aurélien Tchouaméni, de 23 anos.
Com o Real Madrid prestes a parecer uma equipe muito diferente no início da temporada 2023/24 em comparação com a que terminou 2022/23, aqui estão cinco fatos que talvez você não saiba sobre o jogador que o clube acredita estar pronto para liderar o meio-campo na próxima década.
Chega como o Melhor Jogador da Bundesliga 2022/23
Bellingham não é mais apenas uma jovem promessa, ele é uma realidade. Fechou sua transferência para o Real Madrid após se consagrar no Borussia Dortmund como o Melhor Jogador da Bundesliga da temporada, marcando oito gols e dando cinco assistências jogando como meio-campista. Mas a realidade é que ele fez muito mais, pois percorreu mais distância (322km) do que qualquer outro jogador do Dortmund, e seus 482 duelos vencidos são o melhor registro nesse aspecto de um jogador da Bundesliga na última temporada.
O Birmingham City aposentou sua camisa
Bellingham cresceu como torcedor do Birmingham City e, aos sete anos, ingressou na academia do clube. Rapidamente, ele progrediu até se tornar o jogador mais jovem a estrear na equipe principal do clube, com 16 anos e 38 dias. Embora tenha jogado apenas 44 partidas pelo clube antes de ser transferido para o Borussia Dortmund em 2020, o Birmingham City aposentou sua camisa com o número 22.
- Em um curto período de tempo, Jude se tornou uma figura icônica para os Blues, demonstrando o que pode ser alcançado com talento, trabalho árduo e dedicação. Decidimos que seria justo aposentar sua camisa, para lembrar um dos nossos e servir de inspiração - explicou o clube.
+ Ex-Globo agora é do Lance! Veja as movimentações da imprensa esportiva em 2023
Seu pai é uma lenda do futebol de ligas inferiores
Bellingham vivenciou o futebol de dentro de sua família, já que Mark Bellingham, pai de Jude, foi uma verdadeira lenda das ligas inferiores na região de West Midlands. Ele jogava como atacante e marcou mais de 700 gols durante sua carreira não profissional, algo que claramente inspirou Jude, que agora jogará para o clube mais laureado da história, assim como seu irmão mais novo, Jobe, que atualmente joga na equipe principal do Birmingham City.
Bellingham fez história no Borussia Dortmund
Depois de três anos de muito sucesso na Alemanha, Bellingham deixa o Borussia Dortmund após marcar seu nome escrito na história do clube. Ele se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol em uma partida oficial pela equipe do Dortmund, anotando em seu dia de estreia contra o Duisburg, com apenas 17 anos e 77 dias. Embora seu ex-companheiro Youssoufa Moukoko tenha quebrado esse recorde, Bellingham continua sendo o jogador inglês mais jovem a ser titular na Liga dos Campeões, o que aconteceu contra a Lazio, aos 17 anos e 113 dias.
Seus ídolos eram Wayne Rooney e Steven Gerrard
Durante sua infância, Bellingham era fã do Birmingham City e não considerava vestir outra camisa. No entanto, havia dois jogadores da seleção inglesa que o encorajaram a explorar outros mercados: Wayne Rooney e Steven Gerrard. Bellingham admirava ambos a ponto de desejar ter suas camisas, e agora há muitas crianças suspirando para ter a camisa dele.