Nesta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), Roma e Bayer Leverkusen duelam pelo jogo de ida das semifinais da Europa League no Estádio Olímpico de Roma. Os donos da casa passaram por todas as fases da competição: foram segundos no grupo de Betis, Ludogorets e HJK Helsinki, eliminaram RB Salzburg nos 16 avos de final, Real Sociedad nas oitavas e Feyenoord nas quartas. Já os alemães, vindos da Champions após terminar em terceiro num grupo com Atlético de Madrid, Porto e Club Brugge, passaram pelo Monaco nos pênaltis, Ferencváros com tranquilidade e deram fim ao conto de fadas do Union St. Gilloise nas quartas.
+ Veja a tabela da Europa League
ESCALANDO A EUROPA
José Mourinho, após trabalhos questionáveis com Manchester United e Tottenham, finalmente parece ter voltado ao caminho do sucesso no futebol italiano. Com grande campanha na última temporada, o português levou a Giallorossi ao título da Conference League e chegou às semifinais desta Europa League com noites mágicas europeias, como a virada na bacia das almas sobre o Feyenoord nas quartas. Mesmo querendo escalar o cenário continental com a equipe italiana, Mourinho despertou o interesse do PSG e do futebol árabe e não tem futuro certo no país da Velha Bota, mas a conquista da competição pode ser definidora para o comandante.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
COMANDADO NO COMANDO
O confronto marcará um reencontro de Mourinho com um ex-comandado seu. Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen, foi jogador do português no Real Madrid e agora dá seus primeiros passos à beira do campo com muita maestria. O jogador espanhol assumiu o Leverkusen em outubro de 2022, na zona do rebaixamento, e levou a equipe à briga por uma vaga nas competições europeias, além da semifinal da Europa League. Com apenas duas vitórias nos últimos seis jogos, Alonso vai em busca de superar Mourinho e consagrar seu nome como treinador precocemente.
FICHA TÉCNICA:
Roma x Bayer Leverkusen
Data e horário: quinta-feira, 11/05/2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, em Roma (ITA)
Onde assistir: ESPN e Star+
Arbitragem: Michael Oliver (árbitro), Stuart Burt e Lee Betts (auxiliares), Craig Pawson (quarto árbitro), Stuart Attwell e Chris Kavanagh (VAR)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
ROMA (Técnico: José Mourinho)
Rui Patrício; Gianluca Mancini, Bryan Cristante e Roger Ibáñez; Nicola Zalewski, Nemanja Matic, Georginio Wijnaldum e Leonardo Spinazzola; Lorenzo Pellegrini, Paulo Dybala e Tammy Abraham
Desfalques: Chris Smalling e Marash Kumbulla (lesionados)
BAYER LEVERKUSEN (Técnico: Xabi Alonso)
Lukas Hradecky; Odilon Kossounou, Jonathan Tah e Piero Hincapié; Jeremie Frimpong, Robert Andrich, Edmond Tapsoba e Mitchel Bakker; Moussa Diaby, Amine Adli e Florian Wirtz
Desfalques: Andrey Lunev e Patrik Schick (lesionados)