Saiba quem são os brasileiros para ficar de olho na nova edição da Champions League

Competição europeia dá início à sua fase de liga nesta terça-feira (17) com seis jogos

Escrito por

A fase de liga da Uefa Champions League da temporada 2024-2025 terá início nesta terça-feira (17) com seis jogos. Entre os destaques da competição, além dos clássicos da primeira rodada, estão os jogadores brasileiros espalhados pelos 36 clubes do torneio.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

De jovens como Savinho (Manchester City) a jogadores consagrados como Vini Jr (Real Madrid), separamos uma lista com sete brasileiros que valem a atenção ao longo da competição por diferentes motivos. Confira a seguir!

Bruno Duarte (Estrela Vermelha) - atacante, 28 anos
Embora não seja conhecido do torcedor brasileiro, Bruno Duarte atuou nas categorias de base de Palmeiras, São Paulo e Portuguesa, clube pelo qual se profissionalizou. No exterior, rodou por equipes de Ucrânia (FC Lviv), Portugal (Vitória de Guimarães e Farense) e Arábia Saudita (Damac) antes de chegar ao Estrela Vermelha, em julho deste ano.

Pelo time sérvio, ostenta a marca positiva de cinco gols anotados em sete jogos disputados. Mais do que isso: o centroavante balançou as redes no duelo que colocou a sua equipe na fase de liga da Champions League (virada sobre o Bodo/Glimt, da Noruega, no agregado dos playoffs). Vai enfrentar clubes grandes como Benfica, Barcelona, Inter de Milão e Milan na primeira fase do torneio.

Bruno Duarte marcou um dos gols que garantiu o Estrela Vermelha na fase classificatória da Champions League (Foto: Divulgação / Estrela Vermelha)

Douglas Luiz (Juventus) - volante, 26 anos
Depois de ajudar o Aston Villa a se classificar para a Champions League na última edição do Campeonato Inglês, Douglas Luiz foi contratado pela Juventus com a missão de comandar o meio-campo do técnico Thiago Motta (outro brasileiro que vale observar de perto na competição).

Em quatro jogos na temporada, o clube italiano acumula duas vitórias e dois empates, e ocupa atualmente a quarta posição do campeonato italiano. Vale lembrar que a Juventus ganhou apenas uma Copa da Itália nas últimas três temporadas. Assim, uma campanha finalista de Champions League pode ser encarada como uma surpresa - embora não seja impossível.

Douglas Luiz foi contratado para comandar o meio-campo do técnico Thiago Motta na Juventus (Foto: Reprodução / Instagram Douglas Luiz)

Éderson (Atalanta) - volante, 25 anos
O jogador com passagens por Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza foi um dos destaques da Atalanta na conquista da Uefa Europa League da última temporada, diante do Bayer Leverkusen (Alemanha). Com atuações consistentes, o jogador chegou a ser observado pelo Atlético de Madrid, que busca reforçar seu meio-campo há algumas temporadas.

Está em mais uma equipe que, embora não esteja entre as favoritas, pode surpreender ao longo da competição e chegar em fases mais avançadas.

Éderson (número 13) foi observado pelo Atlético de Madrid graças ao seu desempenho pela Atalanta (Foto: SYLVAIN THOMAS / AFP)

Lucas Beraldo (PSG) - zagueiro, 20 anos
O zagueiro desembarcou em Paris em janeiro de 2024 e participou de todo o mata-mata da última edição da Champions League, da qual o PSG foi semifinalista. Seja como lateral-esquerdo ou como zagueiro, sua posição de origem, Beraldo foi crescendo na competição com o passar dos jogos, o que pode dar uma certa vantagem para o brasileiro na atual edição do torneio.

Vale lembrar que este ano o time francês não conta com grandes astros em seu elenco, como em temporadas passadas, quando formou um ataque com Messi, Neymar e Mbappé. Logo, é mais uma equipe pouco cotada para o título, mas que pode surpreender - e vai precisar de uma defesa sólida para isso.

➡️ ENTREVISTA EXCLUSIVA: Beraldo revela influência de brasileiro em início elogiado no PSG

Beraldo vai disputar a sua segunda Champions League na carreira (Foto: Arquivo pessoal / Lucas Beraldo)

Rodrygo (Real Madrid) - atacante, 23 anos
Com apenas 23 anos, é bicampeão da maior competição de clubes do mundo. Mais do que isso: foi fundamental em ambas as conquistas pelo Real Madrid, especialmente na temporada 2021-2022, quando marcou os dois gols decisivos que eliminaram o Manchester City da competição nas semifinais.

E mesmo com um currículo desses, viu seu espaço diminuir (ao menos na mídia espanhola) graças à chegada de Mbappé ao clube espanhol. O "Rayo" também foi excluído da lista de melhores jogadores do mundo da revista "France Football", uma escolha amplamente contestada. Com qualidade de sobra e querendo se provar, Rodrygo pode fazer, nesta temporada, a melhor Champions de sua carreira.

Rodrygo já conquistou a Champions duas vezes, com participação decisiva em ambas as ocasiões (Foto: divulgação)

Savinho (Manchester City) - atacante, 20 anos
Foi um dos craques da histórica campanha do Girona no último Campeonato Espanhol - que resultou em classificação para a Liga dos Campeões. Como se isso não bastasse, Savinho chegou ao City, seu atual clube, arrancando suspiros de seu novo "chefe", Pep Guardiola. O espanhol afirmou: "o um contra um dele é devastador". Promete ser um dos melhores dribladores da competição.

Savinho chegou ao Manchester City arrancando suspiros do técnico Pep Guardiola (Foto: Divulgação / Manchester City)

Vini Jr (Real Madrid) - atacante, 24 anos
Como o atacante brasileiro vai dividir o protagonismo com Mbappé no Real Madrid, ainda não sabemos. A única certeza é que, se o Real Madrid quiser vencer a Europa mais uma vez, precisará de um Vinícius Júnior endiabrado. Atuando no clube com mais títulos e ao lado do técnico que mais venceu a competição, tem grandes chances de faturar a sua terceira taça de Champions League na carreira.

Vale lembrar que o craque é o único brasileiro presente na lista de indicados à Bola de Ouro - e um dos favoritos à conquista. Precisa de mais argumentos?

Vini Jr foi protagonista do Real Madrid na conquista de duas taças da Champions League (Foto: Ina Fassbender/AFP)
Siga o Lance! no Google News