Mohamed Salah nunca esteve tão próximo da Bola de Ouro do que na temporada 2024-25. Principal candidato ao prêmio, junto de Raphinha, do Barcelona, o egípcio segue em alta no Liverpool, apesar de não ter o futuro definido no clube. Mesmo com o gosto amargo do empate sofrido no clássico contra o Everton, na última quarta-feira (12), o atacante teve razões para festejar: mais um recorde quebrado em 2024-25.
➡️ Salah brilha, mas Liverpool sofre empate do Everton no fim; clássico termina com briga
Com o passe para o gol de Alexis Mac Allister, aos 16' do primeiro tempo, Mohamed Salah alcançou a temporada mais "solidária" da carreira pela Premier League. São 14 assistências nesta edição da competição; o egípcio superou 2021-22, quando deu 13 passes para gol. Vale lembrar que esta temporada é marcada por recordes quebrados pelo jogador, que também foi o atleta mais rápido a alcançar um "duplo-duplo" de gols e assistências antes do Natal.
Os números expressam a influência de Mohamed Salah na temporada do Liverpool. Entre os jogadores com mais participações em gols na Premier League, Salah é o primeiro da lista, com uma diferença grande para o vice-colocado. São 36 ao todo, 14 a mais que Alexander Isak, atacante do Newcastle, que soma 22.
Após uma sequência de três jogos em branco contra Tottenham, Nottingham Forest e Brentford, o egípcio emplacou cinco partidas consecutivas de contribuições a gols da equipe comandada por Arne Slot, que lidera a Premier League, com 57 pontos conquistados, e está garantida nas oitavas de final da Champions League.
Salah fez mais uma partida de Bola de Ouro pelo Liverpool, mas o Everton empatou no fim
O jogo começou eletrizado. Antes dos 15 primeiros minutos os dois times já tinham balançado as redes. Quem abriu o placar foi o Everton, que pegou a zaga do Liverpool desatenta e viu Beto ficar cara a cara com Alisson para marcar. Logo depois, Salah mostrou porque está na corrida pela Bola de Ouro e colocou a bola na cabeça de Mac Allister. 1 a 1 no fim do primeiro tempo.
A segunda etapa mostrava que um gol poderia sair a qualquer momento para qualquer um dos lados. Mais uma vez ele, Mohamed Salah, parecia se levantar como o grande salvador do Liverpool no clássico após desempatar a partida. Mas, no apagar das luzes, com revisão do VAR, Tarkowski deixou tudo igual no último confronto dos dois times no histórico estádio Goodison Park.
Após o empate, com o jogo finalizado, o calor da comemoração dos torcedores e jogadores do Everton com o empate heroico deu lugar ao famoso momento de "cenas lamentáveis". Doucouré inflamou os ânimos quando foi em direção aos torcedores dos Reds para provocar. Revoltado com o gesto, Curtis Jones partiu para cima do jogador do Everton. Depois disso, o campo virou uma confusão generalizada.
Com o resultado, o Liverpool perde a chance de ampliar sua vantagem em três pontos do Arsenal e dar um largo passo rumo ao título da Premier League. O Everton, por outro lado, segue olhando mais para baixo da tabela. Neste momento, com 27 pontos, o time está a dez da zona de rebaixamento.