O Manchester City confirmou o primeiro lugar do Grupo F da Liga dos Campeões. Diante do já eliminado Hoffenheim, os ingleses venceram por 2 a 1, com dois gols de Sané. A segunda colocação da chave ficou com o Lyon, que ficou no 1 a 1 com o Shakhtar Donetsk, que vai jogar a Liga Europa.
O City terminou a fase de grupos com 13 pontos contra oito do Lyon. Já o Shakhtar ficou com seis. Na lanterna ficou o Hoffenheim, com apenas três.
A vitória dos alemães poderia garantir uma vaga na Liga Europa. Em campo, o Hoffenheim começou mais presente no campo de ataque na primeira metade da etapa inicial. Kramaric era um dos mais perigosos, assustando Ederson. O atacante croata fez o brasileiro defender com a ponta dos dedos em finalização colocada.
No lance seguinte, contudo, o Hoffenheim foi recompensado. Laporte atropelou Hübner na área. Kamaric bateu o pênalti e fez 1 a 0. A resposta do City foi rápida, com Gabriel Jesus acertando a trave. Stones também teve a sua chance, mas Baumann mandou para escaneio.
Os ingleses melhoraram após levar o gol. O empate parecia questão de tempo. E quase veio com Joelinton, contra, mas a bola pegou no travessão. No apagar das luzes, veio a igualdade. Sané bateu falta com veneno e mandou na gaveta. Um lindo gol do alemão.
Parecia que o jogo era de vida e morte para o City no segundo tempo. A equipe de Manchester fez uma blitz e só não virou porque Baumann estava inspirado. Em um lance, o contragolpe inglês tinha três contra um, mas Bernardo Silva acabou chutando em cima do goleiro.
De tanto pressionar, o City virou, novamente com Sané. E mais uma vez em contra-ataque, Sterling deixou para o alemão, que fez o segundo. Foden também teve sua chance, mas parou em Baumann. Mas a melhor oportunidade de matar a partida saiu dos pés de Sterling, que recebeu cruzamento e, livre, mandou para fora, para desespero de Pep Guardiola.
LYON EMPATA COM SHAKHTAR E AVANÇA
O Lyon garantiu a classificação para as oitavas da Liga dos Campeões. Em Kiev e sob muita neve, a equipe francesa arrancou um empate com o Shakhtar Donetsk em 1 a 1. Como prêmio de consolação, os ucranianos jogarão a Liga Europa a partir de fevereiro.
O Shakhtar teve que mandar o seu jogo em Kiev, por conta da Lei Marcial adotada pelo governo ucraniano após a Rússia bombardear três navios do país. Por isso, a partida não pôde ser jogada em Lviv.
Parecia que o Shakhtar conseguiria a sua classificação. Aos 22 minutos, Ismaily cruzou e Júnior Moraes bateu na saída do goleiro.
A derrota tiraria o Lyon, que foi para o ataque a todo custo em busca do empate. E ele saiu aos 20 minutos, quando Depay ganhou da zaga do Shakhtar e rolou para trás. Fekir ajeitou e mandou no ângulo de Pyatov.