Nesta sexta-feira (15), às 17h (de Brasília), Monaco e Lyon duelam pela 16ª rodada do Campeonato Francês. O confronto, que já tem um tempero a mais pela grandeza dos dois clubes, também ganhou um adicional de interesse por um embate de brasileiros no extracampo.
Os monegascos têm como diretor geral Thiago Scuro, ex-executivo do Red Bull Bragantino. Scuro assumiu o cargo no começo de outubro deste ano, mas já estava trabalhando desde julho, como diretor de futebol da equipe do Principado. Já os Leões têm como seu principal acionista John Textor, dono da SAF do Botafogo e que está à frente do clube francês desde o fim de 2022.
➡️ Monaco x Lyon: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo pela Ligue 1
O PAI DO MASSA BRUTA
Thiago Scuro foi considerado o homem-forte do projeto futebolístico do Red Bull Bragantino durante seis anos e meio. Durante sua gestão, houve a fusão da empresa de bebidas energéticas ao Bragantino, levando a um fortalecimento e crescimento do clube de forma rápida, chegando a brigar pelo título brasileiro em 2023.
Em sua chegada ao Monaco, o trabalho parece ter convencido de forma rápida e eficiente. Em três meses, Scuro saltou de diretor esportivo para diretor geral, sendo o homem de comunicação direta ao acionista majoritário, o bilionário russo Dmitry Rybolovlev.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A GRANDE DECEPÇÃO
Por outro lado, John Textor está no Brasil há menos tempo, mas também tem um trabalho de efeito imediato. Tendo comprado a SAF do Botafogo em março de 2022, o mandatário rapidamente elevou o patamar do Fogão, batendo na trave também no Brasileirão deste ano. Muito querido pelos torcedores, o norte-americano planeja bons investimentos para os próximos anos no clube, disposto até mesmo a se envolver em polêmicas.
Porém, seu trabalho no Lyon não vem agradando os torcedores franceses. Com a aquisição realizada no fim de 2022, o efeito é negativo: a equipe ocupa a lanterna da Ligue 1 e já passou por uma demissão, a do técnico Fabio Grosso. Há interesse em Jorge Sampaoli, ex-Flamengo. Vale lembrar que, na última janela de transferências, os Leões tiveram os lucros de suas transferências bloqueados, sem poder aumentar a folha salarial. A punição não continuará para o mercado de janeiro, e a promessa é de reforços para salvar a temporada.
➡️ Fifa anuncia finalistas do The Best 2023
O QUE ESTÁ EM JOGO?
Para o Monaco de Thiago Scuro, a vitória é crucial para dar continuidade à caça ao líder Paris Saint-Germain. O time da capital tem seis pontos a mais. Com a vitória, os monegascos ultrapassariam o Nice momentaneamente e encostariam no PSG, ficando a apenas uma vitória.
Já para o Lyon de Textor, a situação é diferente. Os agora comandados do interino Pierre Sage fugiriam da zona de rebaixamento e ficariam nos play-offs com o triunfo por um ou dois gols de diferença, chegando a 13 pontos. Caso vença por três ou mais, ultrapassaria também o Toulouse e daria um respiro de vez, experimentando os ares da sobrevivência na primeira divisão.