A Fifa anunciou nesta terça-feira os dez candidatos ao prêmio The Best, de melhor jogador da última temporada. Na lista, nota-se a ausência de Neymar, que ficou parte da temporada lesionado e saiu com a imagem arranhada após a Copa do Mundo. Por outro lado, a dupla Cristiano Ronaldo e Lionel Messi segue a todo vapor.
Além do português e do argentino, que vêm dominando a eleição desde 2008, estão na lista Kevin de Bruyne, Antoine Griezmann, Eden Hazard, Harry Kane, Kylian Mbappé, Luka Modric, Mohamed Salah e Raphäel Varane.
A Copa do Mundo teve grande peso na escolha da Fifa. Isso porque sete jogadores chegaram ao menos na semifinal da competição. As exceções foram Cristiano Ronaldo, Messi e Salah.
O período para análise do rendimento do treinador vai de 3 de julho de 2017 a 15 de julho de 2018, data da final da Copa do Mundo. As indicações saíram de um painel formado por 13 ex-treinadores e jogadores, entre eles Carlos Alberto Parreira e Ronaldo Fenômeno.
Votarão para a escolha do melhor jogador: jornalistas selecionados pela entidade, capitães de seleção, técnicos e torcedores. Cada grupo terá peso igual de 25%. Treinadores e atletas poderão votar em candidatos do próprio país, mas não em si mesmos.
O primeiro ganha cinco pontos, o segundo, três, e o terceiro, um. Quem somar mais é ganha o prêmio The Best, a ser anunciado na festa de gala em 24 de setembro, em Londres.
VEJA OS CANDIDATOS AO PRÊMIO THE BEST
Cristiano Ronaldo (trocou o Real pela Juventus - Portugal)
Kevin De Bruyne (Manchester City - Bélgica)
Antoine Griezmann (Atletico de Madrid - França)
Eden Hazard (Chelsea - Bélgica)
Harry Kane (Tottenham - Inglaterra)
Kylian Mbappé (PSG - França)
Lionel Messi (Barcelona - Argentina)
Luka Modric (Real Madrid - Croácia)
Mohamed Salah (Liverpool - Egito)
Raphael Varane (Real Madrid - França)