O Senegal é mais uma seleção a se garantir na Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, os Leões de Teranga bateram a África do Sul por 2 a 0, em jogo remarcado, e conquistou, com uma rodada de antecedência, a vaga para o Mundial da Rússia.
O primeiro encontro entre os times aconteceu em 12 de novembro do ano passado e terminou com vitória dos sul-africanos por 2 a 1. A partida, porém, foi anulada e remarcada por suspeita de manipulação de resultado.
A última participação de Senegal em uma Copa do Mundo foi na edição de 2002, chegando às quartas de final - foi eliminada pela Turquia. À época, ela surpreendeu ao bater a França, então atual campeã, na estreia, por 1 a 0.
O triunfo do Senegal foi garantido ainda no primeiro tempo. O atacante Diafra Sakho, que atua no West Ham, da Inglaterra, abriu o placar aos 12 minutos. Depois, o meia Thamsanqa Mkhize, aos 38, acabou marcando contra (a bola bateu no goleiro e voltou na cabeça dele, que estava no chão, antes de entrar) e deu números finais à partida.
Em um segundo tempo morno, a África do Sul até tentou imprimir um novo ritmo em busca da virada, mas não teve sucesso. Melhor em campo, o Senegal até teve chances de ampliar a vantagem, mas o placar ficou o mesmo da etapa inicial.
Ao fim da partida, muita comemoração do elenco de Senegal.
ARGÉLIA E NIGÉRIA EMPATAM
Apenas para cumprir tabela, a Nigéria, já classificada para a Copa do Mundo, visitou a Argélia e ficou no empate em 1 a 1. Os gols foram marcados por Ogu e Brahimi, que igualou o placar para os anfitriões no fim da partida.