A Argentina se prepara para lidar com um momento crítico em sua caminhada na Copa América. Depois de ter somado apenas um ponto em duas partidas, a albiceleste chega à partida com o Qatar, neste domingo, às 16h, precisando tanto da vitória quanto de driblar as desconfianças em torno de seu futebol.
Ao LANCE!, Damian Ramírez, repórter da Rádio Del Plata, prevê um intenso duelo psicológico para os argentinos na Arena do Grêmio.
- A situação é bem difícil. A começar pelo rival, pois Qatar já mostrou ser uma seleção que requer cuidados, tem jogadores muito ofensivos, fortes. Mas passa principalmente pela parte psicológica da Argentina. Mesmo depois de mudanças de jogadores, troca de treinador, a equipe não consegue funcionar. É hora de renovar o ânimo!
Segundo o jornalista, Messi tem se tornado uma figura cada vez mais isolada em meio à Argentina:
- Ele fica praticamente sozinho buscando as jogadas. Não há companheiros que se aproximam para tabelas. Quando Messi atua mais recuado, Lo Celso e Paredes contribuem pouco. Na frente, Agüero e Láutaro Martínez também se complicam. A outra opção, que seria Di María, está longe de seu ápice. O treinador não encontra um rumo certo.
'Qatar requer cuidados. E Argentina precisa renovar seu ânimo', diz Damian Ramírez
Ramírez também vê na inexperiência de Lionel Scaloni um obstáculo para a Argentina evoluir. O ex-auxiliar de Jorge Sampaoli irá para sua terceira partida oficial como treinador.
- O fato de ele não transmitir experiência está fazendo efeito. Por mais que esteja tentando, a impressão é de que Scaloni não sabe "fazer a leitura" de um jogo. Na partida contra o Paraguai, ele tirou Láutaro Martínez afirmando que o atacante estava se queixando de dores. Láutaro negou esta informação.
Para o duelo com o Qatar, o repórter vê um alento que pode ajudar a seleção argentina:
- São esperados mais torcedores argentinos em Porto Alegre. Isto pode contribuir para o ânimo da Argentina e fazer com que a equipe reaja em campo. Sem dúvida, a seleção pode se encontrar. Mas será um grande desafio.