Sorteio da Champions League: por quais motivos a competição mudou de formato?

Definição da fase de liga será realizada nesta quinta-feira, em Mônaco (29)

imagem cameraTaça da Champions League. (Foto: Glyn Kirk/AFP)
Avatar
Lance!
Redação do Lance!
Dia 29/08/2024
06:20
Atualizado em 29/08/2024
10:42
Compartilhar

A disputa da Champions League, competição mais badalada do futebol europeu, terá mudanças muito importantes para a edição 2024-25. Com a troca no formato da primeira fase da competição e a extinção dos tradicionais grupos, o sorteio das equipes, marcado para esta quinta-feira (29), também ocorrerá de forma diferente.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Champions League 24-25: como será o sorteio?

As 36 equipes participantes serão divididas em quatro potes, conforme ordena o coeficiente individual de cada time no início da temporada. A partir daí, cada clube será sorteado contra dois adversários de cada pote, com quem realizarão duas partidas, uma em casa e outra fora. Vale ressaltar que o cruzamento de equipes do mesmo país nesta fase é impossibilitado, e além disso, uma equipe só pode jogar contra duas de um mesmo país.

A Uefa confirmou que, ao contrário dos formatos habituais, que utilizava as famosas 'bolinhas', o sorteio será feito por meio de um software. O mesmo sistema será usado para definir quem disputa jogos como mandante ou visitante. Por ser o atual campeão, o Real Madrid será o cabeça-de-chave no primeiro pote.

A nova liga

O formato diferenciado é apenas uma das mudanças da 'Nova Champions League': entre o aumento no número de participantes e a adoção do formato de liga, a promessa é de uma competição mais atrativa.

-Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes - afirmou a Uefa, em comunicado oficial.

De acordo com o presidente da instituição, Aleksander Ceferin, a adoção do novo formato é uma tentativa de equilibrar o torneio com partidas mais competitivas.

-Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes. A classificação permanecerá puramente baseada no desempenho esportivo e o sonho de participar permanecerá para todos os clubes.

O Real Madrid é o atual campeão da Champions League. (Foto: Ina Fassbender/AFP)

Principais mudanças

1️⃣ Formato com 36 participantes
2️⃣ Adoção da fase liga, com cada equipe disputando oito jogos
3️⃣ Ao final, os oito primeiros classificados se garantem no mata-mata
4️⃣ Os times entre a 9ª e a 24ª colocação disputam playoffs pelas vagas restantes no mata-mata
5️⃣ A partir do 25º colocado, os times estão eliminados

Siga o Lance! no Google News