Os mandos de campo para as semifinais da Libertadores já estão definidos. Isso porque, diferente de outras competições, como a Copa do Brasil, não há sorteio, pois existe regra que pré-estabelece os mandantes e visitantes de toda as fases do mata-mata. Os times de melhor campanha na fase de grupos, separados entre primeiros e segundos colocados, decidem em casa.
+ Artilharia da Libertadores da América 2023: veja lista atualizada de jogadores
Confira abaixo a ordem das melhores campanhas da fase de grupos.
Desta forma, no primeiro confronto das semis, o Palmeiras mandará o jogo de volta contra o Boca Juniors no Allianz Parque. O Verdão, líder do grupo C, teve a melhor campanha entre todos os times da competição. Já o Boca se classificou como primeiro do grupo F, mas com o quarto maior aproveitamento entre os líderes.
Do outro lado da chave, a situação ainda não está 100% definida. Após passar pelo Bolívar nas quartas, o Internacional, sétimo cabeça de chave entre os líderes na fase de grupo, espera o vencedor do duelo entre Fluminense e Olímpia (PAR); o resultado influencia diretamente a ordem dos mandos de campo.
ANÁLISE: Calendário apertado, elenco curto… Abel precisa ‘trocar pneu’ com o Palmeiras jogando
Caso o Tricolor Carioca confirme a classificação na noite desta quinta-feira (31), o primeiro jogo da semifinal será no Rio de Janeiro e a decisão fica para Porto Alegre, pois o Flu teve a pior campanha entre os primeiros colocados. Já na hipótese de uma virada do time paraguaio, o Colorado terá de decidir a vaga longe de casa, pois o Olímpia foi o segundo melhor time da fase de grupos em termos de aproveitamento.
Os jogos das semis da Copa Libertadores serão disputados nos dias 27 de setembro (ida) e 4 de outubro (volta), ainda sem horários definidos.