Esta terça-feira é um dia marcante para os fãs do futebol inglês. Isto porque, neste dia 26, a Justiça inglesa encerrou o processo sobre a tragédia de Hillsborough, que vitimou 96 pessoas em 1989. Um júri do país concluiu que a responsabilidade pelas mortes e centenas de torcedores feridos no jogo entre Nottingham Forest e Liverpool, pela semifinal da Copa da Inglaterra daquela temporada, foi das autoridades, e não mais torcedores do Liverpool - como apontava o inquérito anterior.
Confira, em tópicos, o que o júri concluiu nesta terça::
- Erros de planejamento "causaram ou contribuíram para '' a situação perigosa que se desenvolveu no dia do desastre.
- Oficiais não conseguiram emitir instruções específicas sobre como a multidão deveria ser conduzida na Leppings Lane (à esquerda da arquibancada principal).
- A resposta à acumulação de torcedores na Leppings Lane foi "lenta e descoordenada".
- Responsáveis pela segurança não perceberam que ordenar a abertura de um portão iria aumentar a pressão nas arquibancadas.
- A polícia e o serviço de ambulância causaram ou contribuíram para a perda de vidas por erro ou omissão após o início da queda da arquibancada a oeste.
- Os torcedores não foram os culpados pela situação arriscada.
- O projeto do estádio contribuiu para a tragédia.
- Dirigentes dos clubes deveriam ter solicitado o adiamento da partida, assim que tomaram ciência do enorme número de torcedores, quando ainda estavam do lado de fora do estádio.