O italiano Fabio Capello parece não ter boas recordações do ano em que trabalhou com Ronaldo Fenômeno, no Real Madrid, na temporada 2006/07. O treinador afirmou que o brasileiro era um um líder negativo para o elenco merengue e ressaltou a mudança de postura do time após o atacante ir para o Milan (ITA). Aquela seria a segunda passagem de Capello pelo Real (ele havia comandado a equipe espanhola 10 anos antes).
- Ele se apresentou em Madri com 96 Kg, tinha pedido que chegasse entre 88 e 90 Kg. Não havia nada a fazer. Era um grande jogador, mas um líder negativo para o grupo. Nós o emprestamos em janeiro e o ambiente na equipe mudou completamente: conseguimos nos recuperar e tirar nove pontos do Barcelona, e o impacto midiático foi enorme - disse Capello, durante participação no Globe Soccer Awards, nos Emirados Árabes, de acordo com relatos do jornal "Gazzetta dello Sport".
Na temporada citada por Capello, o Real Madrid acabou se sagrando campeão do Campeonato Espanhol.
Ronaldo defendeu o Real Madrid entre 2002 e 2007, antes de ir para a segunda passagem pelo futebol italiano (na primeira, ele defendeu a Inter de Milão). No Milan, balançou a rede sete vezes na campanha que fez o time rubro-negro acabar na quarta colocação do Campeonato Italiano. Ronaldo não pôde ser inscrito na fase final da Liga dos Campeões, que acabou sendo conquistada pelo Milan.
Após uma temporada na equipe italiana, Ronaldo retornou ao Brasil, defendendo o Corinthians.
Depois de sair do Real, Fabio Capello treinou a seleção da Inglaterra e da Rússia