Tudo pode acontecer! Fase de grupos da Europa League tem última rodada com definições importantes

Roma, Betis e Brighton entram em campo brigando pela liderança de seus grupos; Bayer Leverkusen e Liverpool têm ponta assegurada

imagem cameraRoma de Dybala busca vitória e liderança de sua chave na Europa League (Foto: Alberto Pizzoli / AFP)
Avatar
Lance!
Liverpool (ING)
Dia 14/12/2023
08:00
Atualizado em 14/12/2023
10:03
Compartilhar

A última rodada da fase de grupos da Europa League acontecerá nesta quinta-feira (14). Com 16 jogos, brigas por liderança, classificação e ida à Conference League vão agitar as partidas. Confira com o Lance! a situação de cada grupo na competição secundária da Europa.

➡️ Manchester United perde para Bayern de Munique e se despede da Champions League sem a vaga na Liga Europa

Entre as disputas pela vaga direta às oitavas de final, equipes como Roma, Brighton, West Ham e Real Betis ainda precisam garantir resultados; Olympiacos, Ajax e Sparta Praga querem chegar à briga pela Conference. Vale lembrar que o primeiro colocado de cada grupo avança diretamente às oitavas, enquanto o segundo colocado disputará a fase de 16 avos contra os terceiros das chaves da Champions League.

GRUPO A: OLHO NA PONTA
Em grupo equilibrado no papel, West Ham, Freiburg, Olympiacos e Backa Topola já chegam na última rodada com quase tudo definido. Os sérvios já estão eliminados, enquanto os gregos, que contam com Rodinei no elenco, estão próximos da Conference, precisando apenas de um empate. Cabe aos Hammers e às Raposas brigar em confronto direto pela liderança. Ambos estão empatados com 12 pontos, mas os ingleses têm vantagem da igualdade por ter vencido o primeiro confronto direto.

GRUPO B: GRANDES SURPRESAS
O Olympique de Marseille lidera a segunda chave, com 11 pontos, enquanto o Brighton, com 10, é o segundo colocado. O AEK Athens é terceiro, com quatro pontos, enquanto o Ajax, considerado a grande decepção, tem apenas dois. Os dois primeiros se enfrentam na Inglaterra, brigando pela liderança, com os Seagulls precisando vencer. Já os gregos e os holandeses, sem chances de qualificação, brigam pela vaga na terceira divisão continental; aos Jodens, cabe vencer para configurar de vez o fim da crise que assombrou o início de temporada.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

João Pedro é o artilheiro da competição, ao lado de Aubameyang, com cinco gols (Foto: Glyn KIRK / AFP)

GRUPO C: VALE TUDO
Talvez a disputa mais equilibrada da fase de grupos esteja no grupo C. O Real Betis lidera com nove pontos, enquanto o Rangers, com um a menos, vem logo atrás. Em terceiro, o Sparta Praga tem sete; o Aris Limassol, do Chipre, é o lanterna, com apenas quatro. Os espanhóis recebem os escoceses na Andaluzia, para buscar a garantia da primeira posição. Em caso de empate, quem pode se beneficiar é a equipe tcheca, que vai ao Chipre buscar as possibilidades de primeira colocação. O Limassol, por sua vez, quer fazer o resultado necessário pela vaga na Conference.

GRUPO D: FAVORITISMO CONFIRMADO
A Atalanta já está garantida na liderança, com 11 pontos, e o Sporting, com oito, está garantido nos play-offs de 16 avos de final. A única briga que resta é a de baixo: empatados com quatro pontos, Sturm Graz e Rakow Czestochowa entram em campo brigando pelo terceiro lugar. Os austríacos vão ao José Alvalade em busca da vitória, enquanto os poloneses visitam a região da Lombardia, na Itália, precisando fazer mais pontos do que o Sturm.

GRUPO E: REDS EM ALTA
O Liverpool dominou a chave E, e já está garantido em primeiro. Agora, visitarão o Union St. Gilloise, que precisam vencer e torcer por uma derrota do Toulouse para ter chances de qualificação, observando as contas de saldo de gols. Já os franceses visitam o LASK Linz, necessitando apenas de um empate para a vaga no mata-mata. Os austríacos, por sua vez, querem vencer diante de seu torcedor, e precisam torcer pela derrota do Union para o avanço à Conference.

Mohamed Salah é o artilheiro máximo do Liverpool em jogos de Premier League (Foto: Paul Ellis / AFP)

GRUPO F: CONFRONTO DECISIVO
Brigando pelo topo da tabela, o Rennes enfrenta o Villarreal nesta rodada. Os franceses têm 12 pontos e dependem apenas de um empate, enquanto os espanhóis, com dez, necessitam vencer. Já sem chances de avanço, Panathinaikos e Maccabi Haifa lutarão pela terceira posição, em situação semelhante aos líderes. Os gregos, com quatro pontos, podem empatar diante de seu torcedor; os israelenses, com dois, precisam do triunfo.

GRUPO G: FUGINDO DOS 16 AVOS
A Roma de José Mourinho está em segundo na sétima chave, com dez pontos, e sonha com a liderança. No momento, quem ocupa o posto é o Slavia Praga, com dois a mais. O suíço Servette tem cinco pontos, e já está garantido na Conference, enquanto o Sheriff Tiraspol já não tem mais possibilidades de quaisquer vagas, eliminado com um empate conquistado. A situação, portanto, é a seguinte: os italianos recebem o Sheriff, enquanto os tchecos serão visitados pelo Servette. Mourinho precisa levar sua equipe à vitória, além de necessitar da derrota do Slavia Praga, e tirar um saldo de quatro gols de diferença.

➡️ Xabi Alonso é desejo do Real Madrid para 2024; Carlo Ancelotti é questionado, mas desconversa sobre possível saída

GRUPO H: SHOW DE FUTEBOL
Um dos melhores times do continente na atualidade, o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso tem 100% de aproveitamento, e liderança garantida. A briga da última chave se resume a Qarabag e Molde, que têm sete pontos cada, e lutarão pela segunda vaga. O Molde, desafortunadamente, visita o time alemão e precisa pontuar mais do que a equipe do Azerbaijão, que recebe o eliminado e zerado BK Hacken.

Siga o Lance! no Google News