A Uefa abriu investigação contra Demiral, zagueiro da Turquia e autor de dois gols na vitória sobre a Áustria nas oitavas de final da Eurocopa. O jogador em questão fez um gesto polêmico no segundo gol, considerado como "comportamento inapropriado" e pode ser punido pela entidade.
- Uma investigação foi aberta de acordo com o artigo 31(4) do Regulamento Disciplinar da Uefa, em relação ao alegado comportamento inapropriado do jogador da Federação Turca de Futebol, Merih Demiral - afirmou a Uefa, em comunicado nesta quarta-feira (3).
A saudação de Demiral é associado ao grupo dos 'Lobos Cinzentos', um movimento ultranacionalista de extrema-direita originário da Turquia, com seguidores na Alemanha. Segundo a nota da comunidade, eles propagam a superioridade turca e são especialmente ativos entre os migrantes turcos.
➡️ Zebra no Velho Continente? Três motivos para acreditar em um título da Turquia na Eurocopa
- Eu tinha uma comemoração específica em mente, algo conectado com a minha identidade turca. Tenho muito orgulho de ser turco e senti isso profundamente após marcar - explicou o defensor.
Classificada às quartas de final da competição continental, a Turquia encara a Holanda neste sábado (6), às 16h (de Brasília) e, caso passe, enfrenta o vencedor do confronto entre Inglaterra e Suíça, nas semifinais.