A reunião do Comitê Executivo da Uefa realizada nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, definiu uma mudança importante na Liga dos Campeões. A competição terá rodadas duplas, com dois jogos começando às 19h e os outros seis da fase de grupos às 21h (no horário da região central da Europa). No atual formato, todas as oito partidas começam às 20h45. A alteração no horário passa a valer da temporada 2018/19 até, ao menos, 2020/21.
A medida será adotada para aumentar as receitas de marketing e venda de direitos de TV, além de tentar evitar que clubes do mesmo país atuem no mesmo horário quando não estão em dias diferentes. É uma maneira também de possibilitar que os torcedores assistam a mais jogos.
Os campeões nacionais que forem eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões terão um caminho privilegiado para se classificarem para a fase de grupos da Liga Europa. Eles entrarão na chamada 'rota dos campeões'.
A definição dos cabeças de chave será com base nos resultados dos últimos cinco anos, sem os pontos de bônus por títulos anteriores. Para levar em consideração a distribuição financeira, contudo, o coeficiente cobrirá os últimos dez anos e vai ter bonificações por conquistas.
O novo coeficiente de clubes já não contará com uma contribuição dos 20% do país. Isso servirá para evitar uma vantagem para clubes de federações melhor qualificadas.
A Uefa definiu ainda que Lyon será a sede da final da Liga Europa de 2017/18. Nesta temporada, a decisão será em Solna, na Suécia.