Neste final de semana, o Campeonato Espanhol chega em sua última rodada com algumas definições ainda pendentes. Com o título já decidido a favor do Barcelona, restaram as brigas por classificações para competições europeias e contra o rebaixamento para a segunda divisão.
PELA LIGA DOS CAMPEÕES E LIGA EUROPA
Três times ainda brigam pela última vaga para o maior torneio de equipes do Velho Continente. Em vantagem, o Valencia é quem começa a rodada classificado, já que está em 4º lugar com 58 pontos, mesma pontuação do Getafe, quinto colocado. Já o Sevilla corre por fora, com 56 pontos em 6º lugar.
As equipes entram em campo neste sábado, às 11h15. O Valencia precisa vencer o Vallodilid, com uma boa margem de gols, para conquistar a vaga. Já o Getafe, que enfrenta o Villarreal fora de casa, precisa vencer e tirar a diferença do saldo para o Valencia para conseguir a classificação. Na situação mais complicada está o Sevilla, que joga contra o Athletic Bilbao e além de precisar da vitória, tem que torcer para tropeços de Valencia e Getafe para alcançar o 4º lugar.
Caso não consigam ultrapassar o Valencia na tabela de classificação, Getafe e Sevilla estarão classificados para a Liga Europa. Quem terminar em 5º será contemplado com a vaga direta na fase de grupos, e o 6º disputará o playoff de classificação.
CONTRA O REBAIXAMENTO
Já na parte de baixo da tabela, somente um milagre salva o Girona da segunda divisão. O time do volante brasileiro Douglas Luis, que enfrenta o Deportivo Alavés fora de casa, tem 37 pontos conquistados, precisa vencer e tirar uma diferença de seis gols de saldo para o Celta de Vigo, primeiro time fora do Z4 com 40 pontos, que joga contra o Rayo Vallecano, em casa, precisando apenas de um empate para ficar na elite. O próprio Rayo e o Huesca já estão rebaixados.