O meia Fred está concentrado com a Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, em preparação para a disputa da Copa do Mundo da Rússia. Contudo, o seu futuro continua a ser especulado na Europa. Especializado em transferências, o jornalista italiano Gianluca Di Marzio afirma que o Manchester United chegou a um acordo pelo jogador e pagará 50 milhões de euros (R$ 212 milhões) ao Shakhtar Donetsk.
José Mourinho pretende utilizar Fred ao lado de Pogba e Matic no meio de campo do Manchester United. Uma opção seria Milinkovic-Savic, destaque da Lazio, mas o meia sérvio teria um preço ainda maior por conta de sua baixa idade (23 anos) e o potencial de mercado após grande temporada pelo clube da capital italiana.
Fred está no Shakhtar desde 2013, quando deixou o Internacional. Ele foi elogiado por Pep Guardiola durante a temporada e foi cotado para defender o Manchester City. O treinador chegou a dizer que o brasileiro seria o grande nome para substituir Yaya Touré, que não renovou com o clube.
No United, Fred chega para o lugar de Michael Carrick, que se aposentou ao fim da temporada, e Marouane Fellaini, que não deve renovar contrato.
Aos 25 anos, o meia tem 155 jogos pelo clube ucraniano, com 16 gols e três títulos da liga nacional no currículo.