O Uruguai venceu a Colômbia por 3 a 2, em um jogo eletrizante, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Quintero e Andrés Gomez marcaram para os visitantes, enquanto Davinson Sánchez, contra, Aguirre e Ugarte fizeram os gols dos donos da casa. Com o resultado, a seleção uruguaia interrompe a sequência de quatro jogos sem vencer nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
A partida foi emocionante, com dois gols nos acréscimos. O colombiano Andrés Goméz fez o do empate aos 50 minutos do segundo tempo e calou o Centenário, mas nunca se pode duvidar da seleção uruguaia. Um minuto depois, Ugarte aproveitou o bate e rebate na área e garantiu a vitória dos donos da casa.
➡️CBF divulga programação da Seleção Brasileira para jogo contra Uruguai
Antes do jogo, os mandantes viviam espécie de crise. O Uruguai não fazia um gol nas Eliminatórias há quatro partidas, sendo a última vitória por 3 a 0 contra a Bolívia, em novembro do ano passado. O resultado desta sexta-feira ajuda a amenizar a pressão da torcida sobre Marcelo Bielsa, o técnico argentino da Celeste.
Com o resultado, as duas seleções têm 19 pontos na classificação. O Uruguai é o vice-líder, por ter saldo de gols maior que o da Colômbia: 8 a 6. Mesmo em terceiro lugar, a seleção treinada por Néstor Lorenzo segue com tranquilidade na zona de classificação para o próximo Mundial.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi marcada pelo equilíbrio. O Uruguai tinha mais a posse de bola, mas não conseguiu ser eficiente. A melhor chance da equipe celeste foi aos 25 minutos, Maxi Araújo fez fila na área colombiana, ficou no mano a mano com Vargas, mas chutou mal para a defesa do goleiro.
Em partida equilibrada, foi preciso lampejo individual para tirar o placar do zero. Restando quinze minutos para o final da primeira etapa, a Colômbia teve uma falta ao seu favor próxima à linha de fundo do gol defendido por Rochet. Quintero, meia colombiano, enganou a defesa adversária e, ao invés de cruzar, chutou direto para balançar as redes em Montevidéu. O jogo foi ao intervalo com a vantagem dos visitantes por 1 a 0.
O Uruguai voltou com mais ímpeto ofensivo na segunda etapa. Aos 11 minutos, Saracchi cruzou para a área, o colombiano Davinson Sanchéz tentou cortar o lançamento, mas acabou jogando a bola contra a própria meta e empatou o duelo.
Após o gol, a Colômbia sofreu um 'apagão'. Três minutos depois do empate, o Uruguai virou o placar. Valverde fez boa jogada na linha de fundo e passou para Aguirre. O jogador recebeu na área, limpou a marcação com tranquilidade e finalizou sem chances para Vargas.
Nos acréscimos da partida, Davinson Sánchez cruzou na área, Mojica ajeitou de cabeça e Andrés Gómez marcou para os visitantes. O árbtiro chegou analisar o lance no VAR, mas não encontrou nenhuma irrgularidade e confirmou o gol.
Parecia o fim, mas o Uruguai não se deixou abater. Um minuto após o empate, a Celeste se lançou ao ataque. Após cruzamento na área, Valverde ajeitou, Ugarte finalizou e fez o gol da virada para vitória dos donos da casa em uma reta final de partida eletrizante.
O que vem por aí?
As duas seleções voltam a jogar na terça-feira (19). A Colômbia recebe o Equador, às 20h (de Brasília), no estádio Metropolitano Barranquilla, na cidade que leva o nome do estádio. Mais tarde, às 21h45 (de Brasília), o Uruguai terá um clássico contra a Seleção Brasileira. O jogo será realizado na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
✅ FICHA TÉCNICA
URUGUAI 3 X 2 COLÔMBIA
11ª RODADA - ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS PARA A COPA DO MUNDO 2026
🗓️ Data e horário: sexta-feira, 15 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília)
📍 Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
🥅 Gols: Quintero (30'/1ºT ), Davinson Sánchez (Contra) (11'/2ºT ), Aguirre (14'/2ºT), Andrés Goméz (50'/2ºT) e Ugarte (55'/2ºT)
🟨 Cartões amarelos: Betancur (URU), Aguirre (URU) e Valverde (URU); Quintero (COL) e Jhon Durán (COL).
⚽ ESCALAÇÕES
URUGUAI (Técnico: Marcelo Bielsa)
Rochet; Nández, José Giménez, Mathias Olivera e Saracchi; Betancur, Valverde, Pellistri, Aguirre (Ugarte) e Maxi Araújo; Darwin Núñez.
COLÔMBIA (Técnico: Nestor Lorenzo)
Vargas; Muñoz, Davinson Sánchez, Lucumí e Mojica; Portilla. Richard Ríos, Arias e Quintero (James Rodríguez); Luis Díaz e Jhon Durán (Borré).
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Kevin Ortega (PER)
🚩 Assistentes: Michael Orué e Jesús Sánchez (PER)
🖥️ VAR: Diego Mirko (PER)