Uruguai quebra tabu e vence a Argentina em La Bombonera, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

Ronald Araújo e Darwin Núñez dão a vitória por 2 a 0 para a Celeste, fora de casa

imagem cameraDarwin Núñez marcou nos minutos finais e garantiu a vitória do Uruguai sobre a Argentina (Divulgação/Uruguai)
Captura-de-Tela-2023-11-29-as-1-2-aspect-ratio-1024-1024
Joel Silva
Buenos Aires (ARG)
Dia 16/11/2023
23:12
Atualizado em 16/11/2023
23:28
Compartilhar

O Uruguai confirmou a boa fase e venceu a Argentina, por 2 a 0, em La Bombonera, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Os gols foram marcados por Ronald Araújo e Darwin Núñez, um em cada tempo. A vitória quebrou um tabu de 34 anos do Uruguai sem bater a Argentina como visitante. Os atuais campeões do mundo não sofria gol desde a decisão contra a França, no Qatar.

Com o resultado, o Uruguai chegou aos 10 pontos e se manteve na vice-liderança das Eliminatórias. A Argentina segue na ponta, com 12 pontos.

+ Mais idade! Confira os jogadores acima dos 30 anos convocados para as Eliminatórias Sul-Americanas

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> Provocação! O volante Ugarte, do Uruguai, discutiu com De Paul, da Argentina, e fez um gesto obsceno fazendo alusão a sexo oral.
> Suárez faria! Darwin Núñez recebeu livre dentro da área, ajeitou o corpo e chutou para fora, perdendo grande chance para o Uruguai.
> De lateral para lateral. Uruguai abriu o placar com Ronald Araújo, aproveitando o cruzamento de Viña.
> Na trave! Messi cobrou falta com perfeição, mas a bola bateu caprichosamente no travessão.
> Caixão fechado! Darwin Núñez teve mais uma chance no contra-ataque, mas dessa vez acertou o alvo para decretar a vitória do Uruguai

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?

A Argentina teve mais a bola, trocou passes no campo de ataque, mas não conseguiu transformar a pressão em finalizações. Mérito do Uruguai que marcou forte, principalmente o Messi, sempre vigiado de perto por dois jogadores uruguaios. A Celeste foi mais eficiente e levou perigo, com Darwin Núñez e De la Cruz, mas ambos, mesmo em ótimas condições, chutaram para fora. No entanto, nos minutos finais, Ronald Araújo colocou o Uruguai na frente, após aparecer na área e livre chutar cruzado para vencer Dibu Martínez.

E A ETAPA FINAL?

Na frente do placar, o Uruguai seguiu com a estratégia de não dar espaços para a Argentina, que praticamente não criou chances para empatar. A única finalização perigosa foi com Messi, que acertou o travessão em uma cobrança de falta. Sem criatividade, a Argentina tentou abafar o Uruguai, mas acabou dando espaços. Em um desses contra-ataques cedidos, Messi perdeu a bola, De la Cruz colocou Darwin Núñez para correr, que invadiu a área e chutou forte. A bola passou por baixo das pernas de Dibu Martínez. Vitória da Celeste, por 2 a 0.

+ CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS DETALHES DA PARTIDA

NÚMEROS DA PARTIDA

O QUE VEM POR AÍ?

A Argentina tem o clássico com o Brasil, na terça-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. No mesmo dia, só que uma hora antes, o Uruguai recebe a Bolívia, no Centenário.

FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 - 5ª rodada
Argentina 0 x 2 Uruguai

Local: La Bombonera, Buenos Aires (ARG)
Data e horário: Quinta-feira (16/11), às 21h (Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Jhon León (COL)
Árbitro de Vídeo (VAR): Jhon Ospina (COL)

Cartões amarelos: Ugarte, Olivera (Uruguai); Mac Allister, Lautaro Martínez, Palacios (Argentina)
Cartão vermelho: 

GOL: Ronald Araújo (40' do 1ºT/0-1); Darwin Núñez (41' do 2ºT/0-2)

ARGENTINA (Técnico: Lionel Scaloni)
Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico (Acuña/34' do 2º); Rodrigo De Paul (Palacios/18' do 2ºT), Enzo Fernández e Mac Allister (Lautaro Martínez/intervalo); Messi, Nico González (Di María/7' do 2ºT) e Julián Álvarez (Lo Celso/34' do 2ºT).

URUGUAI (Técnico: Marcelo Bielsa)
Rochet; Ronald Araújo, Cáceres, Olivera e Viña (Giménez/intervalo); Ugarte, Valverde e De la Cruz; Pellistri (Canobbio/42' do 2ºT), Maxi Araújo (Bentancur/16' do 2ºT) e Darwin Núñez (Viñas/45' do 2ºT)

Siga o Lance! no Google News