O Barcelona perdeu, em pleno Camp Nou, para o Betis, por 4 a 3, neste domingo. A equipe adversária não vencia o Barça fora de casa há 20 anos, foi superior na partida e mereceu o resultado. Segundo o jornal espanhol 'As', o treinador Ernesto Valverde assumiu, no vestiário, que errou taticamente e na escalação e que isso foi cabal para a derrota.
Ainda de acordo com a publicação, o técnico reuniu os jogadores e o staff técnico para assumir o erro tático. O espanhol isentou os jogadores da derrota e não fez cobranças. O treinador estava consciente que não podia reprovar seus jogadores.
O erro tático de Valverde foi no meio campo. O treinador expôs para os jogadores que o Betis teve uma superioridade numérica no meio campo, o que propiciou o domínio. O treinador rival, Quique Setién, entrou com cinco jogadores no setor, enquanto Valverde encarregou apenas três para povoar o setor.
No segundo tempo, o treinador tentou corrigir e colocou Vidal, volante de mais pegada e agressividade, além de recuar Malcom, centralizar Messi, com o intuito de fazer com que o argentino participasse mais do jogo e recuar as linhas. A mudança, de certa forma, deu efeito. O Barça "ganhou" por 3 a 2 no segundo tempo.
Apesar da derrota e de assumir o erro, Valverde celebrou seus jogadores e tentou animar os atletas. O treinador ressaltou que o clube esteve próximo de virar o jogo e que tiveram a inferioridade numérica no fim da partida, tendo em vista que Rakitic foi expulso.