Principal torneio de seleções do Velho Continente, a Eurocopa começa nesta sexta-feira. E como de costume, grandes nomes do futebol estarão presentes no torneio. Cristiano Ronaldo, Lewandowski, De Bruyne, Benzema, Kroos, entre outros, desfilarão talento pelas 11 sedes do campeonato.
E em uma competição de alto nível, é normal que jovens também apareçam. Na última Copa do Mundo, por exemplo, Mbappé foi destaque na campeã mundial França com apenas 19 anos. Na Champions League 2020/21, vencida pelo Chelsea em cima do Manchester City, as duas equipes tinham novatos como Mason Mount e Phil Foden, que eram estrelas em seus times.
+ Veja a tabela, os jogos e simule os resultados da Eurocopa!
Pensando nisso, o LANCE! separou dez jovens jogadores que podem surpreender na Eurocopa e que você deve ficar de olho. Uns mais conhecidos do público, outros menos, mas talento não falta. Portanto, como dito acima, nomes como Mbappé, Mount, Foden, Saka, Bellingham e Pedri, que estão entre os principais dos principais clubes do mundo, não foram citados.
JAMAL MUSIALA - ALEMANHA
Idade: 18 anos
Clube: Bayern de Munique (ALE)
Posição: Meia-atacante
Com dupla nacionalidade, Musiala poderia jogar a Eurocopa pela Inglaterra. Nascido em Stuttgart, no sudoeste alemão, o jovem se mudou para a Terra da Rainha com sete anos, onde iniciou na base do Chelsea, mas escolheu defender a equipe germânica. No Bayern desde 2019, o meia fez sua estreia na equipe principal nesta temporada. Mesmo num elenco recheado de estrelas, Musiala conseguiu se destacar. Rápido e habilidoso, o atleta fez 37 jogos, com sete gols.
JÉRÉMY DOKU - BÉLGICA
Idade: 19 anos
Clube: Rennes (FRA)
Posição: Atacante
Muito rápido, Doku atua preferencialmente pelo lado direito, mas também pode jogar na ponta-esquerda. Em uma seleção que surgiu com grandes jovens há alguns anos, ele é quem assume a missão de ser o novato da Bélgica. Em 36 partidas pelo Rennes, ele marcou dois gols e deu quatro assistências. Na seleção, tem oito jogos e dois gols.
BILLY GILMOUR - ESCÓCIA
Idade: 19 anos
Clube: Chelsea (ING)
Posição: Meio-campista
Ainda pouco conhecido, Billy Gilmour alterna entre o time profissional e a equipe de base do Chelsea. Com apenas 11 jogos no elenco principal dos Blues na temporada, o jovem fez sua estreia na seleção escocesa nesta Data-Fifa. É mais um nome que surge na boa safra do atual campeão da Champions League.
+ Bélgica, França, Inglaterra ou Portugal: qual seleção é a favorita ao título da Eurocopa? Vote!
FERRÁN TORRES - ESPANHA
Idade: 21 anos
Clube: Manchester City (ING)
Posição: Atacante
Um dos nomes mais conhecidos desta lista, Ferrán Torres foi contratado pelo Manchester City no início da temporada como grande nome para o futuro. Apesar de não sido tão utilizado por Pep Guardiola na temporada, fez um hat-trick na vitória por 4 a 3 sobre o Newcastle, quando o time já era campeão inglês. Na seleção espanhola, também marcou três gols na goleada histórica por 6 a 0 sobre a Alemanha, em novembro de 2020.
JULES KOUNDÉ - FRANÇA
Idade: 22 anos
Clube: Sevilla (ESP)
Posição: Zagueiro
Outro que também é conhecido, Jules Koundé é titular absoluto na zaga do Sevilla e foi um dos destaques do título da Liga Europa na temporada 2019/20. Apesar da baixa estatura para um defensor (1,78 m), alia velocidade e boa impulsão. Recentemente, entrou na mira do Real Madrid.
RYAN GRAVENBERCH - HOLANDA
Idade: 19 anos
Clube: Ajax (HOL)
Posição: Meio-campista
Um dos mais promissores desta relação, Gravenberch foi eleito o sétimo melhor jovem do mundo no prêmio "Goal NxGn 2021". Meio-campista que dita o ritmo de jogo, foi peça fundamental na conquista do Ajax no Campeonato Holandês. Ao todo, fez 43 jogos na temporada, com quatro gols marcados e seis assistências. É alvo de clubes como Chelsea e Liverpool.
DECLAN RICE - INGLATERRA
Idade: 22 anos
Clube: West Ham (ING)
Posição: Volante
Volante de origem, Declan Rice também pode atuar como zagueiro. Um dos grandes nomes da boa geração inglesa, que busca o inédito título da Eurocopa, brigará por uma vaga no time titular do técnico Gareth Southgate. O jovem também já foi especulado em Chelsea e Manchester City.
+ Craques da base, Mount e Foden assumem protagonismo na final da Champions entre Chelsea e City
ALESSANDRO BASTONI - ITÁLIA
Idade: 22 anos
Clube: Inter de Milão (ITA)
Posição: Zagueiro
Revelado na Atalanta, Bastoni foi peça importante no título italiano da Inter de Milão, que não conquistava o torneio nacional há 11 anos. Fez 41 partidas na temporada, sendo 40 delas como titular. Conhecida por formar grandes defensores, a Itália tem mais uma promessa para o futuro.
+ Confira uma seleção com jogadores que não foram convocados para a Eurocopa
NUNO MENDES - PORTUGAL
Idade: 18 anos
Clube: Sporting (POR)
Posição: Lateral-esquerdo
Titular absoluto do Sporting, Nuno Mendes já é um dos grandes laterais-esquerdo do mundo, mesmo com a pouca idade. Apesar de largar em desvantagem na disputa por posição com Raphaël Guerreiro, o atleta pode ser uma das surpresas do torneio. É alvo de disputa entre Manchester City e Manchester United.
ALEXANDER ISAK - SUÉCIA
Idade: 21 anos
Clube: Real Sociedad (ESP)
Posição: Atacante
Com 1,91 m de altura, Isak é tratado como o substituo de Ibrahimovic para o futuro. Apesar da estatura, também tem velocidade e, se preciso for, pode jogar pelas beiradas. Na última temporada, fez 44 jogos pela Real Sociedad e marcou 17 gols pelo time do País Basco.
* Estagiário, sob supervisão de Cayo Pereira.