Ser rebaixado de divisão é um dos piores cenários possíveis para um clube de futebol. Neste processo, as equipes enfrentam uma considerável queda no faturamento anual e perdem prestígio, seja com sua torcida ou com o público geral.
Um dos maiores orgulhos de torcedores espalhados ao redor do mundo é o fato de poderem se vangloriar das seguidas temporadas consecutivas na elite de seus respectivos campeonato nacionais.
No futebol brasileiro, apenas quatro clubes que já disputaram o Brasileirão e estão atualmente na primeira divisão nunca foram rebaixados: Cuiabá, Flamengo, Santos e São Paulo.
+ 5 fatos que colocam o Santos perto de um inédito rebaixamento
O Dourado, equipe do Mato Grosso do Sul, conseguiu seu acesso à elite do futebol nacional em 2021. Apesar de não ter a mesma longevidade do trio na Série A, a equipe entra no seleto grupo de times que nunca caíram.
No futebol mundial, gigantes como Atlético de Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Manchester City (Inglaterra), Milan (Itália) e River Plate (Argentina) enfrentaram em, ao menos uma ocasião, as consequências do rebaixamento.
CONFIRA OS PRINCIPAIS CLUBES QUE NUNCA FORAM REBAIXADOS