Um estudo do CIES Football Observatory (Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos de Desportos) divulgou, na tarde desta quarta-feira, que o brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, é o melhor jovem driblador do mundo. A lista contempla 100 atletas de até 23 anos, com mínimo de 1.500 minutos jogados em 35 ligas diferentes.
Segundo o estudo do CIES, Vini Jr. precisa de 15 minutos e 32 segundos para realizar um drible considerado bem sucedido, e uma taxa de efetividade de 50,3% em partidas de alto nível.
+ Messi não deve renovar com PSG: listamos 50 jogadores com contrato acabando em junho
O brasileiro Ângelo Gabriel, do Santos, de apenas 18 anos, aparece na segunda posição. O jogador precisa de apenas 13 minutos e 56 segundos, e tem uma taxa de 64,2% de sucesso, números superiores ao de Vinícius, mas o nível do futebol brasileiro é considerado inferior ao espanhol, ficando, assim, atrás do atacante do Real Madrid.
O top 3 é completado por Jamal Musiala, do Bayern de Munique, que precisa de 20 minutos e 14 segundos, com taxa de sucesso de 60,1%.
A lista tem a presença de outros brasileiros conhecidos: Rodrygo, do Real Madrid, em quinto, Luiz Henrique, do Real Betis e ex-Fluminense, em sexto, Gabriel Martinelli, do Arsenal, em 14º, e João Pedro, do Watford, também ex-Fluminense, em 34º.
O estudo do Football Observatory é referente aos últimos 365 dias e leva em conta os dados disponibilizados pelo Wyscout.