A busca por um nome que substitua Xavi na próxima temporada segue a todo o vapor em Barcelona. Desta vez, o nome cogitado pela diretoria é o do treinador e ídolo do Real Madrid, Xabi Alonso. O técnico de 42 anos é um dos grandes nomes de 23/24 no comando do Bayer Leverkusen, time que surpreende na Alemanha e é o atual líder da Bundesliga, além de estar invicto na temporada.
➡️ Cartão azul será testado no futebol; entenda a nova regra e a partir de quando será utilizado
As credenciais são as melhores possíveis, sem dúvida alguma. Segundo o diário espanhol Mundo Deportivo, Xabi Alonso tem o perfil desejado pela diretoria blaugrana: 'trabalhador, com personalidade e de estilo ofensivo'. Por isso, o treinador se coloca ao lado de nomes como Luis Enrique, atualmente no PSG, Arteta, do Arsenal, e de Zerbi, do Brighton. Os quatro são fortes nomes para assumir o comando técnico do Barcelona a partir da segunda metade de 2024.
Em relação a um alvo específico, ainda não há um consenso entre o presidente Joan Laporta e o diretor de futebol Deco. Enquanto isso, a lista de possíveis candidatos só aumenta. Além dos nomes citados, Hansi Flick, Sérgio Conceição e até Jurgen Klopp seguem no radar, porém, segundo apuração do MD, Laporta parece estar inclinado aos treinadores espanhóis: Luis Enrique, Xabi Alonso ou Mikel Arteta. Deco, do outro lado, tem preferência por Sérgio Conceição, ídolo no FC Porto.