Xabi Alonso foi um dos melhores volantes do mundo em sua época como jogador. O espanhol, agora, quer repetir a carreira vitoriosa como treinador. Para completar o curso de técnico da Uefa, o ex-jogador precisa treinar uma equipe juvenil. O Real Madrid, sue ex-clube, abriu as portas e Xabi Alonso é o novo técnico do sub-13 da equipe espanhola.
O jornal espanhol 'As' retratou o primeiro dia do espanhol como treinador. Xabi Alonso conversou com os jovens jogadores e passou uma série de exercícios para orientar os pequenos atletas. O espanhol nunca escondeu o seu desejo de se tornar técnico de futebol.
Alonso, porém, não é o primeiro ex-jogador do Real Madrid a treinar uma equipe da divisão de base do clube. O ex-atacante e ídolo dos Merengues, Raul, é o treinador do Cadete B, equipe juvenil, enquanto o ex-meia Santiago Solari é o técnico do Real Madrid B.
A carreira de Xabi Alonso foi amplamente vitoriosa. O volante conquistou a Copa do Mundo de 2010, com a Espanha, o bi-campeonato da Liga dos Campeões, primeiro com o Liverpool, em 2003/04 e depois com o Real Madrid, em 2013/14. Conquistou também três títulos do Campeonato Alemão, com o Bayern de Munique.