O zagueiro Vermaelen não vai atuar no Barcelona nesta temporada. Sem convencer na equipe catalã, ele será emprestado à Roma, segundo o jornal "Mundo Deportivo". O jogador, que está em Londres com a delegação após a derrota para o Liverpool por 4 a 0, viajará à capital italiana neste domingo para realizar os tradicionais exames médicos.
O jogador deve ser cedido por empréstimo pelo Barcelona, que receberia 2 milhões de euros (R$ 7,1 milhões) pela transferência. A Roma teria a opção de compra no fim do contrato, por um valor em torno de 10 milhões de euros (R$ 35,6 milhões).
Vermaelen teria menos espaço no Barcelona após a chegada de Umtiti e de Marlon, que a princípio integraria o Barça B. Além do jovem francês e do brasileiro, os catalães têm no elenco Piqué, Mathieu e Mascherano para o setor.
O defensor teria sido um pedido do técnico Luciano Spalletti, que pretende reforçar o setor, mesmo após o empréstimo do argentino Fazio, que pertencia ao Sevilla.
O Barcelona pagou 19 milhões de euros ao Arsenal para contratar Vermaelen, no início da temporada 2014/15. No entanto, apesar de grande expectativa, o zagueiro teve muitos problemas de lesão ao longo destes dois anos.