O argentino Javier Zanetti assinou nesta quinta-feira o livro de ouro do Maracanã, que tem nomes como Zico e Zagallo. O ex-lateral-direito está no Brasil para o lançamento da Inter Academy, projeto que une futebol e educação, cujo objetivo é formar técnicos no país ao estilo da equipe italiana.
Hoje embaixador da Inter de Milão, Zanetti é o recordista de jogos pela equipe italiana: 858 partidas, além de diversos títulos, como o pentacampeonato italiano, a Liga dos Campeões (2009-2010) e o Campeonato Mundial (2010). O ex-lateral-direito foi capitão por muitos anos dos Nerazzurri e também da seleção argentina.
- É uma honra voltar aqui. Já joguei com minha seleção e a relação com Brasil sempre foi a melhor. Joguei com colegas brasileiros e sempre tive boa amizade. Apesar da rivalidade entre Brasil e Argentina, tenho muito respeito pelo povo brasileiro. É um prazer enorme, agora como vice-presidente da Inter, estar aqui para apresentar o projeto da Inter Academy. Justo neste lugar, que me traz muitas lembranças boas. É um estádio com muitas histórias e, com certeza, um dos melhores do mundo. Agradeço a todos por este dia tão especial - disse o ex-jogador.
A princípio, o projeto visa a treinar 400 técnicos, que serão imbuídos de capacitar novos talentos nas escolinhas pelo Brasil. A previsão é que 8 mil jovens sejam acolhidos pelo programa, que tem um viés educacional bem forte e vai oferecer, além da prática do futebol, aulas de inglês e acompanhamento escolar.