No Estádio Casa Blanca, em Quito, o Equador não tomou conhecimento do Uruguai e aplicou uma vitória contundente por 4 a 2. O resultado deu os primeiros três pontos à Tri, mesmo desempenho da Celeste, que conhece a sua primeira derrota nas Eliminatórias.
Na próxima rodada, o Equador encara a Bolívia, em La Paz. O Uruguai busca a recuperação contra a Colômbia.
O duelo
O Equador começou o jogo com o pé no acelerador. A primeira chance não demorou muito, e Campaña fez milagre em chute de Estrada. Pouco depois não teve jeito. Aos 14 minutos, na cobrança de escanteio, Caicedo se antecipou ao goleiro e mandou para a rede: 1 a 0.
O Uruguai até reagiu e chegou a balançar a rede, mas Brian Rodríguez estava impedido e o gol foi anulado. Nos minutos finais o Equador ampliou. Em lançamento do lado direito, Mena foi acionado na grande área e Godín cortou, mas entregou a bola nos pés de Estrada, que acertou um chutão de primeira e venceu Campaña para marcar o segundo.
Na volta dos vestiários Tabárez mexeu na equipe e colocou a Celeste no ataque. Logo aos 2 minutos, Núñez, que saiu do banco de reservas, recebeu na área e soltou o pé. A bola pegou na trave e o meio-campista balançou a rede. O VAR entrou em ação e viu toque na mão do volante. Conclusão: gol anulado.
A resposta do Equador foi imediata. Na saída de jogo errada, Valencia encontrou Estrada que só tirou do goleiro, marcando o terceiro. Abatido, o Uruguai não conseguia mais recuperar o seu ânimo e viu o Equador tomar conta da partida. O resultado não poderia ser outro. Plata, após bela troca de passes na área uruguaia, concluir às redes para definir o passeio.
O Uruguai jogou pela honra nos minutos finais. Aos 38 minutos, Jonathan Rodríguez foi derrubado na área e o juiz deu pênalti. Na cobrança, Luis Suárez descontou. Ainda nos acréscimos deu tempo de sair o segundo. Em nova cobrança de pênalti, Suárez mandou para o fundo das redes e chegou ao terceiro gol nas Eliminatórias.