Não é apenas uma mera coincidência. Todos os campeões brasileiros de 2015 fizeram um forte investimento em seus programas de sócio-torcedor para alcançar o título. Será assim com os campeões das Séries A, B e C e também com o Botafogo de Ribeirão Preto, ganhador da D. E todos eles fazem parte do Movimento por um Futebol Melhor, o maior programa de benefícios do país, com mais de 1,1 milhão de associados em 66 clubes.
“O sócio-torcedor é hoje fundamental para o sucesso financeiro dos clubes. O desempenho deste ano comprova que não é uma mera coincidência que todos os campeões apostaram no sócio-torcedor, nesta tabelinha vitoriosa onde todos ganham”, afirma Rafael Pulcinelli, gerente do Movimento por um Futebol Melhor e da Ambev, uma das empresas parceiras que oferecem descontos em centenas de produtos.
Na Série A, Corinthians e Atlético-MG são os dois clubes com chances de conquistar o título. Mais perto da taça, o Corinthians é o clube que mais ganhou sócios-torcedores neste ano, quase 70 mil novos associados.
Com 135.822 sócios-torcedor, o Alvinegro é o segundo maior do país no Torcedômetro, o ranking do Movimento por um Futebol Melhor, atrás apenas do Internacional, com 147.037.
O Atlético-MG, que ainda mantém esperanças na conquista do título, também deu um salto em seu programa de sócio-torcedor em 2015. Já são mais 12 mil novos associados. O clube mineiro ocupa a 9ª posição no Torcedômetro, com 48.025 sócios.
Na Série B, o aumento de associados também é sinal de sucesso. Líder da competição e perto do título, o Botafogo é o clube que mais conquistou associados nesta divisão. Foram quase 6 mil, um crescimento de 65% em relação ao ano passado.
Na briga pelo título da Série B, Vitória e América-MG também fazem parte do Movimento. O time baiano ganhou cerca de 1,5 mil associados neste ano, enquanto a equipe mineira teve um acréscimo de quase 700 sócios na temporada.
Finalistas da Série C, Londrina e Vila Nova-GO são outros grandes exemplos de investimento no sócio-torcedor. O time goiano saltou de 904 para 4.384 associados. A equipe paranaense saiu de 366 para 2.612.
Campeão da Série D no último fim de semana, o Botafogo de Ribeirão Preto tem muito orgulho em comemorar a conquista ao lado de seus sócios-torcedores. A equipe do interior paulista praticamente triplicou seu número de associados: de 550 para 1.455.
Os associados do Movimento por um Futebol Melhor recebem diariamente descontos em centenas de produtos oferecidos pelas empresas parceiras: Ambev, Unilever, Pepsico, SKY, TIM, BIC, Centauro.com.br, Easy Taxi, Multiplus, Editora Abril, Méliuz e Raízen.
Apenas neste ano, o total de descontos chega a mais de R$ 30 milhões. Em quase três anos desde o lançamento do Movimento, em janeiro de 2013, os associados receberam mais de R$ 70 milhões em descontos.
Além das vantagens aos sócios-torcedores, os clubes também tiveram um bom motivo para comemorar: a receita com sócio-torcedor chegou a R$ 400 milhões anuais.